Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34604
Type: Dissertação
Title: Formação acadêmica e mercado de trabalho : destinos profissionais de doutores em Psicologia
Other Titles: Academic background and job market : professional destinations for PhDs in Psychology
Authors: Laurent Franck Junior Charles
First Advisor: Sérgio Dias Cirino
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal investigar a trajetória profissional dos egressos do doutorado do programa de pós-graduação em Psicologia da UFMG. A Pós-Graduação, no Brasil foi instituída em 1965 por meio do parecer nº 977 do Conselho Federal de Educação que estabelece as definições e características da pós-graduação no País, apesar de ter sido previsto no Estatuto das Universidades Brasileiras desde 1930. Ela tem como objetivo aprofundar e desenvolver a formação científica ou cultural obtida na graduação e os títulos de mestrado e de doutorado são considerados critérios para ingresso e ascensão na carreira docente. Nesse sentido, houve uma expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) por meio do aumento do número dos egressos de pós-graduação no país. A comissão de acompanhamento do PNPG 2011-2020, com base nas previsões, demonstra que entre os anos de 2015 e 2020, terá um aumento de 25,04% e de 51,52% no número de alunos titulados nos cursos de mestrado e de doutorado, respectivamente. Neste estudo, foi analisada a trajetória profissional de 88 doutores de sexo feminino (56) e masculino (32), formados pelo programa de pós-graduação em psicologia, com tempos de inserção profissional diferentes num período de sete anos (2012-2019). A metodologia usada foi a de análise documental, com dados obtidos por meio do currículo Lattes, LinkedIn, entre outros e transformados em um banco de dados. A análise documental procurou examinar o perfil acadêmico e profissional dos egressos do programa, a sua procedência e os seus destinos profissionais. Analisaram-se os dados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2008). Os resultados apontaram que do total da amostra, 73 egressos (83%) atuam, atualmente, como docentes de ensino superior público e privado. A quantidade de egressos atuando como docentes coincidem com a literatura, apontando que a universidade é a principal empregadora dos doutores. Os resultados também indicam que a docência não é mais uma atividade complementar do psicólogo, mas passa a ser uma área de atuação exclusiva.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34604
Issue Date: 19-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impressao_Dissertacao Laurent 04 11 20_com_ficha_folhaderosto.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.