Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34622
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eduardo Gontijo Carrano | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4022838844024162 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucas de Souza Batista | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Michel Bessani | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | André Luiz Maravilha Silva | pt_BR |
dc.creator | Breno Carvalho de Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5576268880360789 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T21:17:51Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T21:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34622 | - |
dc.description.abstract | The strategic management of railcar maintenance is a critical aspect for railway concessionaires, since unnexpected failures compromise production and generate significant losses in financial health. This study presents an integrated methodology for asset maintenance management and planning. A multi-objective optimization model is implemented, considering the minimization of maintenance costs and predicted risks as the main goals, based on statistical estimates of the probability of failure and the expected economic impact of the failures. The problem is modeled using integer linear programming and an ε-Restricted approach is employed to obtain some Pareto-optimal solutions, which can be later subjected to decision making. The tool presents results that allow to identify how much is saved in risk when investing in more detailed maintenance. In addition, the proposed tool also provides a list containing which maintenance must be performed for each of the wagons in each of the years of the investment cycle. The proposed algorithm is tested on a set of real data from a railway transport company, through a comparative analysis between the results of the first year of planning and the the real scenario for the year 2019. This analysis allowed to explore the gains of the methodology when compared to the empirical method usually performed, identifying points of improvement in the processes of the company under study. | pt_BR |
dc.description.resumo | O gerenciamento estratégico da manutenção de vagões é um aspecto crítico para as concessionárias ferroviárias, visto que falhas inoportunas comprometem a produção e geram perdas financeiras significativas. Neste estudo, é apresentada uma metodologia integrada ao gerenciamento e planejamento da manutenção de ativos. Um modelo de otimização multiobjetivo é proposto, minimizando simultaneamente os custos das políticas de manutenção e o custo dos riscos previstos por falhas inesperadas, com base em estimativas estatísticas da probabilidade de falha e no impacto econômico esperado das falhas. O problema foi modelado por meio de programação linear inteira e resolvido por meio de uma abordagem ε-Restrito, para a obtenção de algumas soluções Pareto- ótimas e posterior tomada de decisão. A ferramenta apresenta resultados que permitem identificar quanto se economiza em risco ao se investir em manutenções com menores probabilidades de falha, além de apresentar uma lista contendo qual manutenção deve ser executada para cada um dos vagões em cada um dos anos do ciclo de investimentos. A ferramenta proposta é testada em um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para o primeiro ano de planejamento e o cenário real de 2019. Essa análise permitiu explorar os ganhos da metodologia quando comparada ao método empírico usualmente realizado, identificando pontos de melhoria nos processos da empresa em estudo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vagão | pt_BR |
dc.subject | Planejamento da manutenção | pt_BR |
dc.subject | Análise da confiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Custos e riscos associados | pt_BR |
dc.subject | Otimização multiobjetivo | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Confiabilidade (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.other | Custos | pt_BR |
dc.subject.other | Manutenção - Planejamento | pt_BR |
dc.subject.other | Otimização multiobjetivo | pt_BR |
dc.subject.other | Vagões (Ferrovias) | pt_BR |
dc.title | Análise multicritério dos custos e riscos associados à manutenção de vagões | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Breno Carvalho Final pdfa.pdf | 7.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.