Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34622
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo Gontijo Carranopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4022838844024162pt_BR
dc.contributor.referee1Lucas de Souza Batistapt_BR
dc.contributor.referee2Michel Bessanipt_BR
dc.contributor.referee3André Luiz Maravilha Silvapt_BR
dc.creatorBreno Carvalho de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576268880360789pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-04T21:17:51Z-
dc.date.available2021-01-04T21:17:51Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34622-
dc.description.abstractThe strategic management of railcar maintenance is a critical aspect for railway concessionaires, since unnexpected failures compromise production and generate significant losses in financial health. This study presents an integrated methodology for asset maintenance management and planning. A multi-objective optimization model is implemented, considering the minimization of maintenance costs and predicted risks as the main goals, based on statistical estimates of the probability of failure and the expected economic impact of the failures. The problem is modeled using integer linear programming and an ε-Restricted approach is employed to obtain some Pareto-optimal solutions, which can be later subjected to decision making. The tool presents results that allow to identify how much is saved in risk when investing in more detailed maintenance. In addition, the proposed tool also provides a list containing which maintenance must be performed for each of the wagons in each of the years of the investment cycle. The proposed algorithm is tested on a set of real data from a railway transport company, through a comparative analysis between the results of the first year of planning and the the real scenario for the year 2019. This analysis allowed to explore the gains of the methodology when compared to the empirical method usually performed, identifying points of improvement in the processes of the company under study.pt_BR
dc.description.resumoO gerenciamento estratégico da manutenção de vagões é um aspecto crítico para as concessionárias ferroviárias, visto que falhas inoportunas comprometem a produção e geram perdas financeiras significativas. Neste estudo, é apresentada uma metodologia integrada ao gerenciamento e planejamento da manutenção de ativos. Um modelo de otimização multiobjetivo é proposto, minimizando simultaneamente os custos das políticas de manutenção e o custo dos riscos previstos por falhas inesperadas, com base em estimativas estatísticas da probabilidade de falha e no impacto econômico esperado das falhas. O problema foi modelado por meio de programação linear inteira e resolvido por meio de uma abordagem ε-Restrito, para a obtenção de algumas soluções Pareto- ótimas e posterior tomada de decisão. A ferramenta apresenta resultados que permitem identificar quanto se economiza em risco ao se investir em manutenções com menores probabilidades de falha, além de apresentar uma lista contendo qual manutenção deve ser executada para cada um dos vagões em cada um dos anos do ciclo de investimentos. A ferramenta proposta é testada em um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para o primeiro ano de planejamento e o cenário real de 2019. Essa análise permitiu explorar os ganhos da metodologia quando comparada ao método empírico usualmente realizado, identificando pontos de melhoria nos processos da empresa em estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVagãopt_BR
dc.subjectPlanejamento da manutençãopt_BR
dc.subjectAnálise da confiabilidadept_BR
dc.subjectCustos e riscos associadospt_BR
dc.subjectOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherConfiabilidade (Engenharia)pt_BR
dc.subject.otherCustospt_BR
dc.subject.otherManutenção - Planejamentopt_BR
dc.subject.otherOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subject.otherVagões (Ferrovias)pt_BR
dc.titleAnálise multicritério dos custos e riscos associados à manutenção de vagõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Breno Carvalho Final pdfa.pdf7.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.