Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34644
Tipo: Dissertação
Título: Fatores de risco para candidemia em neonatos em um hospital universitário de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Risk Factors for candidemia in neonates in university hospital in Belo Horizonte
Autor(es): Renata Aparecida Sousa
Primeiro Orientador: Roberta Maia de Castro Romanelli
Primeiro Coorientador: Lilian Martins Oliveira Diniz
Primeiro membro da banca : Roberta Maia de Castro Romanelli
Segundo membro da banca: Lilian Martins Oliveira Diniz
Terceiro membro da banca: Márcia Gomes Penido Machado
Quarto membro da banca: Ericka Viana Machado Carellos
Resumo: Introdução: Os recém nascidos internados em Unidades Neonatais apresentam alto risco de infecções hospitalares, por causa de seu sistema imunológico imaturo e pelos cuidados invasivos que recebem. Objetivos: Determinar os fatores de risco para desenvolvimento de Candidemia em neonatos internados em Unidade Neonatal de referência e propor medidas assistenciais para prevenção de Candidemia. Métodos: Estudo caso-controle pareado por idade gestacional e período de internação, na proporção 1:2, realizado em Unidade Neonatal de um Hospital Universitário de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada no setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da instituição com dados de janeiro de 2008 à dezembro de 2018. Para análise de fatores de risco em univariada foi realizado teste x2 ou Fisher de variáveis categóricas e a análise multivariada foi realizada a Regressão de Poison e foram selecionadas as variáveis com p< 0,20. O nível de significância foi p< 0,05. Foi utilizado software SPSS versão 24.0. Resultados: Foram 3087 admissões, 108 pacientes selecionados sendo 36 casos e 72 controles. A prevalência de Candidemia foi de 1,2% e a densidade de incidência foi de 0,48 por 1000 pacientes-dia no período. As variáveis uso de nutrição parenteral (NP), uso de ventilação mecânica (VM), uso de cateter venoso central (CVC) e uso de aminoglicosídeo apresentaram maior significância estatística em análise univariada. A análise multivariada mostrou que os pacientes que fizeram uso de nutrição parenteral e uso de cateter vesical de demora (CVD) tiveram risco maior de desenvolver Candidemia do que os demais. Conclusão: Adoção de boas práticas para manuseio e retirada precoce do CVD, além de preparo e administração adequadas da NP, com especial atenção aos cuidados com CVC que também é importante fonte de infecção fúngica.
Abstract: Adoption of good practices for the handling and early removal of CVD, as well as proper preparation and administration of PN, with special attention to the care of CVC, which is also an important source of fungal infection.
Assunto: Candidemia
Fatores de Risco
Recém-Nascido
Candida
Candidíase Invasiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34644
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação corrigida .pdfDissertação de mestrado em ciências da saúde1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.