Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34645
Type: Dissertação
Title: Processamento fonológico e aspectos comportamentais antes e após intervenção fonoaudiológica em crianças com mau desempenho escolar
Other Titles: Phonological Processing and Behavioral Aspects Before and After Speech Therapy Intervention in Children with Poor School Performance
Authors: Ariane Souza Pena Schoenel
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Co-advisor: Andrezza Gonzalez Escarce
First Referee: Aline Monsueto Mourão
Second Referee: Denise Brandão de Oliveira e Britto
Abstract: Introdução: O mau desempenho escolar pode ser definido como um rendimento pedagógico abaixo do esperado para determinada idade, escolaridade ou habilidades cognitivas. Pode ser decorrente de fatores externos, como fatores ambientais, condições socioeconômicas e pedagógicas, sendo, nesse caso, considerada como dificuldade de aprendizagem ou de fatores internos, como déficit cognitivo de origem genética ou neurológica que, nesse caso, refere-se a transtorno de aprendizagem. Objetivo: Investigar o processamento fonológico de crianças com mau desempenho escolar na faixa etária de sete a dez anos antes e após intervenção fonoaudiológica e a associação com aspectos comportamentais. Métodos: Trata-se de estudo pré-experimental com amostra não probabilística. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: 1) elaboração de um artigo de revisão sistemática de produções científicas que abordaram a associação do processamento fonológico com desenvolvimento de leitura e escrita ou mau desempenho escolar, em crianças nos anos iniciais de escolaridade; 2) avaliação inicial: Foram avaliadas 20 crianças de sete a dez anos com mau desempenho escolar, da rede municipal de ensino, encaminhadas para atendimento especializado. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij), inserido na rede de atenção à saúde no âmbito da atenção psicossocial, do município de Itabirito, Minas Gerais. Os instrumentos utilizados para avaliação inicial constituíram-se de três questionários e oito avaliações, a saber: Questionário para caracterização da amostra (anamnese), Questionário de Dificuldades e Capacidades (SDQ) e Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), aplicados aos pais ou cuidadores; Avaliação auditiva; Avaliação da fonologia, Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI); Avaliação de acesso lexical, Teste de Vocabulário por figuras USP (versão reduzida); Avaliação da habilidade da criança em manipular os sons da fala, Consciência Fonológica instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS); Avaliação de velocidade do processamento da informação, Teste Nomeação Automática Rápida (RAN); Avaliação de leitura, Provas de Avaliação de Processos de Leitura (PROLEC); Avaliação do estágio de desenvolvimento de leitura, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) e Avaliação da escrita, por meio da Lista Pinheiro; 3) intervenção fonoaudiológica em grupo: os escolares foram distribuídos em grupos segundo critérios de similaridade de sintomas e faixa etária, com programa de atividades constituídas de acordo com a cronicidade do desenvolvimento e as habilidades envolvidas no processamentos semântico-lexical e fonológico, com duração de doze sessões; 4) reavaliação: foram reaplicados os questionários e protocolos e, posteriormente, realizada análise e comparação do desempenho antes e após intervenção fonoaudiológica. Após a coleta, as respostas dos instrumentos foram organizadas, digitadas em um banco de dados e conferidas. Para atender ao objetivo do estudo foi realizada a análise descritiva dos dados, por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão as variáveis contínuas. Para as análises de associação foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Mann-Whitney, sendo consideradas como associações estatisticamente significantes as que apresentaram valor de p ≤ 0,05. Para entrada, processamento e análise dos dados foi utilizado o software SPSS, versão 21.0 Resultados: Na revisão sistemática de literatura foram encontrados 982 estudos potencialmente relevantes. Após a utilização das matrizes de evidência, 38 produções científicas foram selecionadas para análise detalhada sendo, vinte e nove estudos observacionais transversais, oito observacionais longitudinais e um estudo experimental. Em relação ao estudo da investigação do processamento fonológico de crianças com mau desempenho escolar, houve associação estatisticamente significativa entre SDQ e RAN cores, sexo e RAN cores e ano escolar e RAN letras no grupo pós-testagem. As crianças com mau desempenho escolar, submetidas ao programa de intervenção fonoaudiológica em grupo, demonstraram avanço em todas as habilidades do processamento fonológico e aspectos comportamentais após a realização das atividades desenvolvidas. Conclusão: A análise detalhada das produções científicas na revisão sistemática de literatura revelou que, em crianças nos anos iniciais de escolaridade, o processamento fonológico apresentou associação com fluidez de leitura, nomeação rápida, ortografia, compreensão leitora e habilidades matemáticas, atuando como fator essencial para a aprendizagem. O programa de intervenção fonoaudiológica em grupo mostrou ter aplicabilidade para aprimorar as habilidades do processamento fonológico, vocabulário receptivo e os aspectos comportamentais de crianças com mau desempenho escolar.
Abstract: Introduction: Poor school performance can be defined as a lower than expected educational performance for a given age, education or cognitive skills. It may be due to external factors, such as environmental factors, socioeconomic and pedagogical conditions, being, in this case, considered as a learning disability or internal factors, such as cognitive deficit of genetic or neurological origin which, in this case, refers to learning. Objective: To investigate the phonological processing of children with poor school performance in the age group of seven to ten years before and after speech therapy intervention and the association with behavioral aspects. Methods: This is a pre-experimental study with a non-probabilistic sample. The research was carried out in four stages: 1) elaboration of a systematic review article of scientific productions that addressed the association of phonological processing with development of reading and writing or poor school performance, in children in the early years of schooling; 2) initial evaluation: Twenty children aged seven to ten years with poor school performance, from the municipal school system, were sent for specialized care. The research was carried out at the Child and Youth Psychosocial Care Center (CAPSij), inserted in the health care network within the scope of psychosocial care, in the municipality of Itabirito, Minas Gerais. The instruments used for the initial assessment consisted of three questionnaires and eight assessments, namely: Questionnaire for sample characterization (anamnesis), Difficulties and Capabilities Questionnaire (SDQ) and Brazil Economic Classification Criterion (CCEB), applied to parents or caregivers; Hearing assessment; Phonology assessment, Child Phonological Assessment Protocol (PAFI); Evaluation of lexical access, Vocabulary Test by USP figures (reduced version); Assessment of the child's ability to manipulate speech sounds, Phonological Awareness sequential assessment instrument (CONFIAS); Evaluation of information processing speed, Rapid Automatic Naming Test (RAN); Reading assessment, Reading Process Assessment Tests (PROLEC); Evaluation of the stage of reading development, Test of Competence in Reading Words and Pseudowords (TCLPP) and Evaluation of writing, through the Pinheiro List; 3) speech therapy intervention in group: the students were distributed in groups according to criteria of similarity of symptoms and age, with a program of activities constituted according to the chronicity of development and the skills involved in the semantic-lexical and phonological processing, with duration of twelve sessions; 4) reassessment: questionnaires and protocols were reapplied and, subsequently, performance analysis and comparison were performed before and after speech therapy intervention. After the collection, the responses of the instruments were organized, typed in a database and checked. To meet the objective of the study, a descriptive analysis of the data was performed, by means of the frequency distribution of categorical variables and analysis of measures of central tendency and dispersion of continuous variables. Pearson's chi-square and Mann-Whitney tests were used for association analyzes, with p-value ≤ 0.05 being considered as statistically significant associations. SPSS software, version 21.0, was used for data entry, processing and analysis. Results: In the systematic literature review, 982 potentially relevant studies were found. After using the evidence matrices, 38 scientific productions were selected for detailed analysis, twenty-nine cross-sectional observational studies, eight longitudinal observational studies and one experimental study. Regarding the study of the investigation of phonological processing of children with poor school performance, there was a statistically significant association between SDQ and RAN colors, sex and RAN colors and school year and RAN letters in the post-testing group. Children with poor school performance, submitted to the group speech therapy intervention program, demonstrated progress in all phonological processing skills and behavioral aspects after carrying out the activities developed. Conclusion: The detailed analysis of scientific productions in the systematic literature review revealed that, in children in the early years of schooling, phonological processing was associated with fluidity of reading, rapid naming, spelling, reading comprehension and mathematical skills, acting as an essential factor for the Learn. The group speech therapy intervention program proved to have applicability to improve phonological processing skills, receptive vocabulary and behavioral aspects of children with poor school performance.
Subject: Linguagem
Transtornos de Aprendizagem
Leitura
Dislexia
Baixo Rendimento Escolar
Desempenho Acadêmico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34645
Issue Date: 19-Nov-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Volume Dissertação Repositório.pdfProcessamento Fonológico e aspectos comportamentais antes e após intervenção fonoaudiológica em crianças com mau desempenho escolar.2.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons