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Tipo: Monografia (especialização)
Título: A educação permanente como ferramenta de mudança no cuidado ao portador de distúrbio mental na atenção básica
Autor(es): Adriane Maria Damasceno Pinto
Primeiro Orientador: Juliano Teixeira Moraes
Resumo: Foi identificada durante a elaboração do diagnóstico situacional, uma alta prevalência de pacientes em sofrimento mental, dificuldade em promover o acompanhamento longitudinal desse usuário na atenção primária e profissionais da saúde com pouco entendimento do que é saúde mental. Os transtornos mentais são manifestações psicológicas associada à algum comprometimento funcional. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, pacientes em crise são assistidos nos Centros de Atenção Psicossocial e, se estáveis, são acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família, que é considerada o campo de intervenção prioritário do paciente em sofrimento, principalmente o portador de transtorno mental. Portanto, este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de intervenção tendo a Educação Permanente em Saúde como ferramenta para a qualificação da equipe multidisciplinar e para o desenvolvimento do acompanhamento longitudinal de pacientes da saúde mental na atenção primária. A metodologia proposta para subsidiar a elaboração do plano de ação foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. O plano de intervenção foi estruturado utilizando os passos do planejamento estratégico situacional. Os resultados do plano de ação estão voltados para as intervenções que garantem a melhoria no atendimento e acompanhamento dos pacientes com transtornos mentais adscritos à unidade básica de saúde Roberto Andrés.
Abstract: It was identified during the elaboration of the situational diagnosis, a high prevalence of patients in mental distress, difficulty in promoting longitudinal monitoring of this user in primary care and health professionals with little understanding of what is mental health. Mental disorders are psychological manifestations associated with some functional impairment. With the advent of the Psychiatric Reform, patients in crisis are assisted in Psychosocial Care Centers and, if stable, are accompanied by the Family Health Strategy, which is considered the priority intervention field for suffering patients, especially those with mental disorders. This paper aims to develop an intervention plan with Permanent Health Education as a tool for the qualification of the multidisciplinary team and for the development of longitudinal monitoring of mental health patients in primary care. To support the elaboration of the action plan, a bibliographic search was performed in the Virtual Health Library databases. The intervention plan was performed using the steps of the situational strategic planning. The results of the action plan are focused on interventions that ensure improved care and monitoring of patients with mental disorders enrolled in the Roberto Andrés basic health unit.
Assunto: Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Saúde Mental
Educação Continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família Família
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34647
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

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