Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34664
Type: Tese
Title: Contradições na atividade de trabalho das professoras dos anos iniciais em uma escola do Estado do Tocantins
Other Titles: Contradictions in the work activity of teachers in the early years at a school in the State of Tocantins
Authors: Luciana Pereira de Sousa
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
First Referee: Carmem Lucia Artioli Rolim
Second Referee: Maria Cristina Costa Ferreira
Third Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo da Silva Pereira
metadata.dc.contributor.referee5: André Augusto Deodato
Abstract: Este estudo diz respeito à complexidade das relações que constituem o trabalho de professoras que atuam no ensino fundamental – anos iniciais, no contexto da sociedade capitalista globalizada. Especificamente, investiga como ocorrem as aprendizagens de quatro professoras dos anos iniciais, quando precisam lidar com as demandas da Atividade de trabalho em uma escola comunitária, conveniada com a rede estadual de educação do Tocantins. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, na perspectiva da Etnografia na Educação, fazendo observação participante na escola por um semestre letivo. O material empírico da pesquisa é composto de registros de aulas nas turmas de 4º e 5º anos, reuniões de planejamento e entrevistas com as professoras participantes da pesquisa. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente teórica da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Com essa lente teórica, foi possível ampliar o olhar para os sujeitos-em-ação (professoras) direcionados ao ensino na escola e conectados aos movimentos históricos na educação por meio das políticas educacionais implementadas no estado. Estruturou-se uma unidade de análise, “Sistema de Atividades de trabalho das professoras” e, realizando diferentes movimentos, posiciona-se a lente de análise ora no nível micro da sala de aula, ora no macro das relações de trabalho das professoras com o sistema de ensino do estado, evidenciando-se tensões e a manifestação da contradição no Sistema de Atividades. Face à contradição na Atividade, as professoras vivem dilemas e conflitos que oscilam em frentes opostas no contexto educacional: ensinar para uma aprendizagem vista como desenvolvimento humano das crianças versus ensinar para atender as metas de eficácia e excelência dos indicadores do sistema educacional. A análise revela que, ao enfrentar as tensões, as professoras provocam constantes reestruturações do planejamento pedagógico e da própria prática docente. Se por um lado essas reestruturações alteram o cotidiano das professoras e geram sobrecarga de trabalho, por outro lado, geram resistências por parte delas às imposições do modelo de reprodução neoliberal, evidenciando um ganho de poder de ação quando se organizam coletivamente e criam alternativas de ensino não hierarquizadas pelo sistema. A forma como as professoras enfrentam as contradições na Atividade evidencia a dialética entre estrutura versus agência, pois elas buscam encontrar por elas mesmas caminhos para lidar ou romper com as formas de regulação do seu trabalho pelo sistema de ensino. O estudo revela como o discurso da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico reproduzido dentro da rede de ensino do Tocantins reforça a ênfase da disciplina de matemática para serem alcançados bons índices de avaliação e distinção da escola na rede de ensino. Esse discurso também regula o modo de trabalho das professoras para um tipo de formação que atende as exigências do mercado, conectando-as a uma vida profissional precária. Contudo, elas persistem em seu trabalho para um ensino que busque a aprendizagem como desenvolvimento humano das crianças.
Abstract: This study deals with the complexity of the relationships that constitute the work of teachers in the first years of elementary, in the context of globalized capitalist society. Specifically, it investigates the learning processes of four teacher, when they need to deal with the demands of the Work Activity in a community school, in partnership with the state education network of Tocantins. The research has a qualitative approach based on the perspective of Ethnography in Education, using participative observation in a school during one semester. The research empirical material is composed by class registries in 4th and 5th grade classes, planning meetings, and interviews with the participant teachers. The analyses were done through the perspective of expansive learning under the theoretical scope of Cultural-Historic Activity Theory. Under these theoretical lenses, it was possible to broaden the view on the subjects-in-action (teachers) guided to school teaching and connected to the historic movements in education through the educational policies implemented in the state. We structured an unity of analysis “Activity system on the teachers’ work” and, through different movements, positioned the analysis lenses either on the micro level of the classroom or the macro level of work relations of those teachers with the state educational system, showing the tensions and the contradictions in the Activity System. Faced by the contradiction in the Activity, the teachers live dilemmas and conflicts that oscillate in opposite fronts of the educational context: teaching for a type of learning that is seen as human development for the children versus teaching to fulfill the goals of efficiency and excellence of the educational system indicators. The analysis reveals that, when facing the tensions, the teachers provoke constant restructuring, changing teachers’ everyday life and creating work overload. On the other hand, the teachers show some resistance to the impositions of neoliberal reproduction model, showing an action empowerment when they are collectively organized and create alternative ways of teaching that are not hierarchized by the system. The way teachers face Activity contradictions show a dialectic between structure versus agency, as they try to find, by themselves, ways to deal with and break away from the ways their works are regulated by the educational system. The study reveals how the discourse of the Organisation for Economic Co-operation and Development reproduced withing the educational system of Tocantins reinforces the emphasis of the subject Mathematics to reach good evaluation indexes and the distinction of the school within the education system. This discourse also regulates teachers’ work for a type of training that attends the demands of the market, connecting them to a precarious professional life. However, they persist in their work towards an education that aims learning as a process of children’s human development.
Subject: Educação
Professores - Condições de trabalho
Tocantins
Professores de ensino fundamental - Formação - Tocantins
Educação - Políticas Públicas - Tocantins
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34664
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_versao_final_ Luciana.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.