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dc.contributor.advisor1Maria da Conceição Ferreira Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605895454297792pt_BR
dc.contributor.referee1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.referee2Adair Mendes Nacaratopt_BR
dc.creatorRaquel Monteiro Pires de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410049945944022pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T16:11:54Z-
dc.date.available2021-01-14T16:11:54Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34696-
dc.description.abstractIn this study, we analyze the ways in which a group of 3- and 4-years-old children, in a Belo Horizonte Municipal School of Early Childhood Education, appropriates numeracy practices. Such practices were caught in the interlocutions between children and theirs with the teacher. Our intention is show how children feature the process of appropriation of numeracy practices that were not intentionally provoked by the school didactic action, although they are practices forged by the school culture, conditioned by the space-time structure in which they are performed and by the materials available there, among others instruments and circumstances of the school context. The analysis was performed taking as reference the concept of numeracy practices, understood as sociocultural practices of production and use of knowledge that we identified associated with hegemonic mathematics and contributions from the Sociology of Childhood. Our analysis highlighted how numeracy practices integrate the grammar of childhood cultures and sought to understand how such practices are appropriated (made proper and used pragmatically) by children, seeking to identify their marks in the interlocutory games that are established in this group. We select numeracy events (which we identify as) in which children playing with construction toys, create and feature comparison games of different sizes. Children's performances in these games are understood as pragmatic, playful and interactive actions, and as such, they produce a system of meanings that, incorporating ideas, vocabulary, procedures, criteria, arguments and discourses of social practices (including numeracy practices) of the different groups in which children participate make up their peer culture.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos os modos como um grupo de crianças de 3 e 4 anos, em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, apropria-se de práticas de numeramento flagradas nas interlocuções entre elas e com a professora. Nossa intenção é mostrar as crianças protagonizando processos de apropriação de práticas de numeramento que não foram intencionalmente provocados pela ação didática escolar, embora sejam práticas forjadas pela cultura escolar, condicionadas pela estrutura do espaço-tempo em que são realizadas e pelos materiais ali disponibilizados, entre outros instrumentos e circunstâncias do contexto escolar. A análise foi realizada tomando como referência o conceito de práticas de numeramento, entendidas como práticas socioculturais de produção, uso de conhecimentos que nós identificamos associados à Matemática hegemônica e aportes da Sociologia da Infância. Nossa análise destacou o modo como práticas de numeramento integram a gramática das culturas da infância e buscou compreender como tais práticas são apropriadas (tornadas próprias e usadas pragmaticamente) pelas crianças, procurando identificar suas marcas nos jogos interlocutivos que se estabelecem nesse grupo. Selecionamos eventos (que identificamos como) de numeramento nos quais as crianças, brincando com brinquedos de construção, criam e protagonizam jogos de comparação de diferentes grandezas. As atuações das crianças nesses jogos são compreendidas como ações pragmáticas, de caráter lúdico e interativo, e, como tal, produtoras de um sistema de significações, que, incorporando ideias, vocabulário, procedimentos, critérios, argumentos e interdiscursos das práticas sociais (inclusive das práticas de numeramento) dos diferentes grupos de que as crianças participam, compõem sua cultura de pares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de Numeramentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSociologia da Infânciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherInfânciapt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherJogos em educação matemáticapt_BR
dc.title"O meu é mais grande": rotinas lúdicas de comparação nas culturas da infância e apropriação de práticas de numeramento por crianças de 3 e 4 anos em uma escola municipal de educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9189-9263pt_BR
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