Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34699
Type: Dissertação
Title: A percepção de professores (as) sobre a utilização do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em Minas Gerais
Other Titles: The perception of teachers about the use of the Individual Development Plan (PDI) in Minas Gerais
Authors: Bruna Cristina da Silva Hudson
First Advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Referee: Livia Maria Fraga Vieira
Second Referee: Márcia Denise Pletsch
Abstract: Em Minas Gerais (MG), a Secretaria Estadual de Educação (SEE) define a obrigatoriedade na utilização do instrumento denominado Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como recurso a ser utilizado no processo de inclusão escolar dos alunos da Educação Especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo identificar, a partir das concepções dos profissionais da rede estadual de educação de MG, quais os desafios na utilização desse instrumento. Com base nos levantamentos e questionamentos apontados, buscou-se subsídios teóricos em Glat e Oliveira (2003), Glat, Pletsch e Fontes (2007), Glat e Pletsch (2012), Pletsch (2014), Roldão (2010), Lunardi-Mendes (2008), Tannús-Valadão (2010; 2014), dentre outros. O público-alvo desta pesquisa foram os professores regentes, professores de apoio, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), diretores e especialistas que atuam no contexto da Educação Especial da escola comum de MG. Estes foram submetidos de forma voluntária a uma pesquisa quanti-qualitativa, estruturada na etapa quantitativa na metodologia do tipo survey e na etapa qualitativa no grupo focal. Na primeira, caracterizada por pesquisas de grande escala, um questionário online foi disparado para o público-alvo, obtendo-se o retorno de 1.349 respostas. Foi realizada uma análise estatística a partir do software SPSS e do Microsoft Excel sobre os dados coletados. Posteriormente, após os participantes manifestarem interesse, foi realizado um grupo focal com quatro profissionais. O grupo teve como finalidade complementar e esclarecer alguns pontos explorados no questionário. Para análise utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) sob luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os resultados indicaram para a necessidade de capacitação dos docentes para a utilização do PDI e do melhor preparo do especialista para conduzir o preenchimento e prestar assistência no contexto escolar diante da ferramenta. Além disso, foram apontados no documento os pontos considerados confusos, complexos ou mal interpretados pelos profissionais e a necessidade de um estímulo para um trabalho colaborativo na execução da tarefa. A proposta curricular conforme o Projeto Político Pedagógico, a avaliação diagnóstica inicial do aluno, o planejamento pedagógico e a avaliação e correção de rumos, foram os itens identificados como mais problemáticos.
Abstract: In Minas Gerais (MG), the State Department of Education (SEE) defines the mandatory use of the instrument called the Individual Development Plan (PDI) as a resource to be used in the school inclusion process of special education students. Thus, this work aimed to identify, from the conceptions of teachers from the state education network in MG, what are the challenges in using this instrument. Based on the surveys and questions pointed out, theoretical support was sought in Glat e Oliveira (2003), Glat, Pletsch e Fontes (2007), Glat e Pletsch (2012), Pletsch (2014), Roldão (2010), Lunardi-Mendes (2008), Tannús-Valadão (2010; 2014), among others. The target audience for this research was the conducting teachers, support teachers, teachers from the Specialized Educational Service (AEE), principals and specialists who work in the context of special education in ordinary school in MG. These were submitted voluntarily to a quantitative and qualitative research, structured in the quantitative stage in the survey methodology and in the qualitative stage in the focus group. In the first, characterized by largescale surveys, an online questionnaire was launched for the target audience, obtaining the return of 1.349 responses. A statistical analysis was performed using the SPSS software to describe the data collected. Subsequently, after the participants expressed interest, a focus group was held with four professionals. The group aimed to complement and clarify some points explored in the questionnaire. Was carried the analysis of the Collective Subject Discourse (CSD). Out as a theoretical basis for the research, the Theory of Social Representations. The results pointed to the need for teacher training for the use of the PDI, the best preparation of the specialist to encourage completion and provide assistance in the school context with the tool. Besides that, indicated the improvement of the document in points considered confusing, complex or misinterpreted by teachers and the encouragement for collaborative work in the execution of the task. The curricular proposal according to the Pedagogical Political Project, the initial diagnostic evaluation of the student, the pedagogical planning and the assessment and correction of directions, were the items identified as most problematic during the completion of the PDI.
Subject: Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Planejamento educacional - Minas Gerais
Minas Gerais - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34699
Issue Date: 27-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Bruna Hudson- versão final.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.