Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34701
Type: Tese
Title: Organização e gestão da educação a distância em Moçambique: uma análise a partir do perfil dos alunos
Authors: Aires Zarina Bonifácio Mombassa
First Advisor: Eucídio Pimenta Arruda
Abstract: Este trabalho analisou a gestão e organização de unidades de Educação a Distância (EaD) a partir dos perfis estudantis de instituições de ensino em Moçambique. Considerou-se pertinente realizar este trabalho visto que, na maioria das universidades públicas, os gestores e os professores não têm a cultura de inventariar e valorizar as informações dos estudantes para subsidiar os processos de organização e gestão de unidades de EaD, bem como continuam prevalecendo práticas de liderança e coordenação que não favorecem maior envolvimento desses atores nesse processo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, voltada para uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de aplicação de entrevista semiestruturada a sete coordenadores de cursos e de um questionário estruturado a 60 professores e a 1013 estudantes que lecionam e estudam, respectivamente, nessa modalidade de educação. Para análise e tratamento dos dados, foi adotada a estratégia de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa revelam que, dos estudantes que frequentam os cursos a distância, muitos deles têm acesso à internet (50% em casa e 40% na empresa onde trabalham, em detrimento dos centros de recursos – 10%). Também se constatou que, para chegar ao centro de recursos, 55% levam entre três e quatro horas; 35%, menos de três horas; e 10%, quase um dia. Neste sentido, embora os professores e os coordenadores do curso reconheçam-no como sendo relevante, o perfil do estudante de EaD não é utilizado no sentido de fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão, haja vista que 49 professores afirmaram que as informações não são disponibilizadas para os docentes. Além disso, as estratégias utilizadas para sua valorização são inapropriadas para a dinâmica da modalidade. Uma das explicações para essa situação deve-se ao fato de os coordenadores e os professores não conhecerem as filosofias de gestão da modalidade; observam-se também a coordenação deficiente entre eles e a incapacidade das instituições em adotarem estratégias coerentes para fortalecer o sistema de EaD na sua totalidade. Os dados da pesquisa ainda revelam que os serviços do coordenador é que são sempre solicitados pelos docentes (32), em detrimento dos serviços do tutor (09) e dos professores do Centro (03). Nesse contexto, sugere-se que, ao nível das instituições, sejam desenvolvidas estratégias de aperfeiçoamento institucional que estejam voltadas para a valorização do perfil do estudante pelos coordenadores e pelos professores; bem como sejam criadas plataformas de gestão que possibilitem aprimorar os processos de coordenação e de liderança que se ajustem aos processos de gestão dessa modalidade de educação, uma vez que, a partir dos dados da pesquisa, foi possível compreender, igualmente, a deficiente inserção de EaD nos projetos de extensão das instituições estudadas.
Abstract: This work analyzed the management and organization of distance education units from student profiles of educational institutions in Mozambique. The relevance of this work was found to be appropriate since, in most public universities, not only do managers and teachers lack the culture of inventorying and prizing student information as a means of supporting the organization and management processes of distance learning units, but they also persist in privileging leadership and coordination practices that do not foster greater involvement of these players in such process. In methodological terms, it involved an applied, exploratory research focused on a qualitative approach. The data were collected through the application of a semi-structured interview to seven course coordinators and a structured questionnaire to 60 teachers and 1013 students who teach and study, respectively, in this type of education. For the purpose of data analysis and treatment, it was decided to adopt the strategy of content analysis. The results reveal that, among the students who attend the distance learning courses, many of them have Internet access (50% at home and 40% at the company where they work, as opposed to the resource centers - 10%). It was also observed that, in order to reach the resource center, 55% of them take between three and four hours; 35%, less than three hours; and 10%, almost a day. In this sense, although teachers and course coordinators acknowledge it as relevant, the profile of the distance learning student is not used in the sense of enhancing pedagogical and management practices, since 49 teachers stated that the information is not made available to the professors. Moreover, the strategies used for prizing them are inappropriate for the dynamics of the modality. One of the explanations for this situation is due to the fact that coordinators and teachers lack knowledge of the management philosophies of the modality; there is also poor coordination among them and the inability of institutions to adopt coherent strategies to enhance the distance learning system as a whole. The research data also demonstrate that the services of the coordinator are always requested by the professors (32), as opposed to the services of the tutors (09) and of the teachers of the Center (03). Given this context, it is suggested that, at the level of institutions, strategies for institutional improvement should be developed that are geared to prizing the student profile by coordinators and teachers. It is equally suggested that management platforms be created improving coordination and leadership processes adjustable to the management processes of this type of education, since, from the research data, it was also possible to understand the poor insertion of distance education within the extension projects of the studied institutions.
Subject: Educação
Ensino à distância - Moçambique
Ensino superior - Moçambique
Estatística educacional - Moçambique
Estudantes universitários - Moçambique
Planejamento educacional - Moçambique
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34701
Issue Date: 17-Sep-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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