Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34711
Tipo: Tese
Título: Eficácia escolar sobre o aprendizado em matemática: um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas municipais de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): School Effectiveness in Mathematics Learning: a longitudinal study on the effects of public schools in Belo Horizonte/MG
Autor(es): Túlio Silva de Paula
primer Tutor: Maria Teresa Gonzaga Alves
primer miembro del tribunal : Mariane Campelo Koslinski
Segundo miembro del tribunal: Tufi Machado Soares
Tercer miembro del tribunal: Flávia Pereira Xavier
Cuarto miembro del tribunal: José Francisco Soares
Resumen: O objetivo dessa pesquisa foi estimar o efeito das escolas da rede municipal de Belo Horizonte (MG) sobre o aprendizado em matemática entre o 3º e o 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem como base os indícios da literatura brasileira sobre o desempenho insuficiente dos estudantes, principalmente aqueles de origem social desfavorecida, de acordo com os testes em larga escala. A literatura internacional sustenta que a escola não pode compensar sozinha as desigualdades sociais, mas tanto professores quanto escolas têm efeito sobre os resultados dos alunos. Uma restrição da maioria dos estudos realizados no Brasil sobre o efeito das escolas é o uso de dados transversais, limitados para estimar o efeito das escolas. Nesta pesquisa, utilizamos dados longitudinais, de 2010 a 2014, de duas fontes: o Censo Escolar e o Sistema de Avaliação da Educação Fundamental das Escolas da Prefeitura de Belo Horizonte (Avalia BH). Analisamos matrículas, a proficiência em testes de matemáticas, e questionários contextuais. Com os resultados, apontamos importantes contribuições para as pesquisas de efeito escola com dados longitudinais. Dentre os destaques: 1) estimamos o nível socioeconômico (NSE) dos estudantes, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), para testar se o NSE se modifica ao longo dos anos; hipótese que não se confirmou. Trata-se de um achado importante para estudos longitudinais, em que essa é uma importante variável de controle. 2) Analisamos a perda de dados (atrito), problema comum em pesquisas longitudinais, mas que pode afetar as estimativas de efeito escola. Encontramos indícios de que as diferenças entre escolas ajudam a explicar o atrito das informações. 3) Utilizamos curvas de crescimento em modelos hierárquicos de três níveis para estimar o efeito das escola. O efeito das escolas foi estimado por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Encontramos valores para o efeito das escolas abaixo dos observados em avaliações transversais e abaixo das expectativas para países em desenvolvimento. Efeitos modestos foram observados para a tendência de aprendizado na progressão por etapa: tanto a variabilidade do nível individual quanto o nível da escola explicam pouco o aprendizado. Concluímos que o sistema municipal de Belo Horizonte parece ter um efeito homogêneo, melhor traduzido pela tendência geral de crescimento do que pelas diferenças entre as escolas. Efeitos de cor/raça, NSE e distorção idade-série mostram que uma alternativa para melhorar os resultados de aprendizado poderia ser a administração de políticas públicas voltadas para o combate dessas desigualdades.
Abstract: The purpose of this research was to estimate the school effect in schools under local management (municipality) in Belo Horizonte city (MG/Brazil) on mathematics learning for students between the 3rd grade (8 years old) and 9th grade (14 years old). The research is based on evidence from the Brazilian literature on students' low performance, especially those from disadvantaged social backgrounds, according to large-scale tests. International literature arguments that schools cannot compensate for social inequalities alone, but both teachers and schools have an effect on student outcomes. A constraint of most studies carried out in Brazil on the effect of schools is the use of cross-sectional data, that poor estimate the school effect. In this research, we use longitudinal data, from 2010 to 2014, from two sources: the “Censo Escolar” (Brazilian School Census) and the “Avalia BH” (large-scale Assessment System for public schools in the City of Belo Horizonte). We analyzed enrollments, proficiency in math tests, and contextual questionnaires. We point out important contributions to the school effect research with longitudinal data. Highlights: 1) we estimate the socioeconomic status (SES) of students, applying the Item Response Theory (IRT), to test whether the SES changes over the years; hypothesis that has not been confirmed. This is a relevant finding for longitudinal studies, in which this is an important control variable. 2) We analyzed missing data (attrition), a common problem in longitudinal surveys, but which can affect school effect estimates. We found evidence that differences between schools help to explain the attrition of information. 3) We use growth curves in three-level hierarchical models to estimate the school effect. It was estimated using the Intraclass Correlation Coefficient (CCI). We found school effect values below those observed in cross-sectional assessments and below expectations for developing countries. Modest effects were observed for the learning trend in promotion by grade: both the variability of the individual level and the school level explain little about learning. We conclude that Belo Horizonte public schools seem to have a homogeneous effect, better explained by the general growth trend than by the differences between schools. Effects of ethnicity, SES and age-grade distortion show that an alternative to improve learning outcomes could be the administration of public policies aimed to change these inequalities. We conclude that Belo Horizonte public schools seem to have a homogeneous effect, better explained by the general growth trend than by the differences between schools. Effects of ethnicity, SES and age-grade distortion show that an alternative to improve learning outcomes could be the administration of public policies aimed to change these inequalities.
Asunto: Educação -- Aspectos econômicos
Aprendizagem
Exclusão educacional
Eficácia no ensino
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34711
Fecha del documento: 21-feb-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PAULA_eficacia_escolar_sobre_aprendizado_em_matematica_2020.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.