Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34738
Type: Monografia (especialização)
Title: A desconstrução dos estereótipos de gênero através do brinquedo e do brincar na educação infantil
Authors: Andréa Maria Acacio
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor2: Kassiane dos Santos Oliveira
Abstract: Abordar as questões referentes à estereotipia de gênero permite-nos compreender como reproduzimos preconceitos diversos com relação ao uso dos brinquedos e mesmo do brincar na Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa/intervenção foi possibilitar, às crianças na faixa etária de quatro/cinco anos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marta Nair Monteiro, brincadeiras/brinquedos dissociados do sexismo presente nos estereótipos atribuídos ao Feminino e ao Masculino. Esta pesquisa/intervenção possui uma abordagem qualitativa e foi utilizada, como recurso metodológico, a Pesquisa Etnográfica. Assim, através da observação participante e da elaboração de um diário de campo, foi possível compreender, através da minha prática docente, as relações que meninos e meninas estabeleciam com o brincar e os brinquedos numa perspectiva de gênero. Essa pesquisa buscou, ao promover a desconstrução dos estereótipos de gênero, através do brinquedo e do brincar na educação infantil, analisar, brevemente, a relação da educação infantil com as estereotipias de gênero, permitindo que outras relações fossem estabelecidas com os brinquedos e as brincadeiras, assim como o uso da literatura infantil, possibilitando que se tornassem importantes instrumentos da desconstrução desses estereótipos.
Abstract: Addressing questions related to gender stereotyping allows us to understand how we reproduce various prejudices regarding the use of toys and even playing in early childhood education. The aim of this research / intervention was to enable children in the age group of four / five years of the Marta Nair Monteiro Municipal School of Early Childhood Education, toys / play dissociated from sexism present in the stereotypes attributed to Female and Male. This research / intervention has a qualitative approach and were used, as a methodological resource, the Ethnographic Research. Thus, through participant observation and the elaboration of a field diary, it was possible to understand, through my teaching practice, the relationships that boys and girls established with playing and toys in a gender perspective. This research sought, by promoting the deconstruction of gender stereotypes through toys and play in early childhood education, to briefly analyze the relationship of early childhood education with gender stereotypes, allowing other relationships to be established with toys and play, as well as the use of children's literature, enabling them to become important instruments for the deconstruction of these stereotypes.
Subject: Relações de gênero
Educação Infantil
Sexismo
Brincadeiras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34738
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons