Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34745
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Temos história pra contar: alunos do 1º ano como sujeitos da História
Autor(es): Soraya Rosa Rodrigues
Primeiro Orientador: Isabela Costa Dominici
Primeiro membro da banca : Fernanda Pedrosa Coutinho Marques
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar se a pesquisa sobre a história pessoal e familiar de cada aluno e o contato direto com diferentes fontes históricas possibilita aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reconhecerem-se como sujeitos históricos e culturais. Ao aprender conceitos da História para entender e construir a própria trajetória e recontar aos seus pares, os alunos desenvolveram competências e habilidades relacionadas à História, à escrita, à leitura, à Arte e aos conceitos matemáticos. A metodologia esteve atrelada ao Plano de Ação, por meio da pesquisa qualitativa, o que permitiu, através de rodas de conversa (gravadas e transcritas), verificar as aprendizagens e subsidiar as análises. O conhecimento construído com o grupo assume singularidades em cada indivíduo participante, de acordo com as vivências que cada integrante possui. Palavras-chave: História. Memória. Identidade dos sujeitos.
Assunto: Educação
Identidade social
Identidade
Individualidade
Personalidade
Precedencia
História
Biografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34745
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SORAYA ROSA RODRIGUES_AE_LASEB 2019.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons