Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34745
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Temos história pra contar: alunos do 1º ano como sujeitos da História |
Autor(es): | Soraya Rosa Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Isabela Costa Dominici |
Primeiro membro da banca : | Fernanda Pedrosa Coutinho Marques |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar se a pesquisa sobre a história pessoal e familiar de cada aluno e o contato direto com diferentes fontes históricas possibilita aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reconhecerem-se como sujeitos históricos e culturais. Ao aprender conceitos da História para entender e construir a própria trajetória e recontar aos seus pares, os alunos desenvolveram competências e habilidades relacionadas à História, à escrita, à leitura, à Arte e aos conceitos matemáticos. A metodologia esteve atrelada ao Plano de Ação, por meio da pesquisa qualitativa, o que permitiu, através de rodas de conversa (gravadas e transcritas), verificar as aprendizagens e subsidiar as análises. O conhecimento construído com o grupo assume singularidades em cada indivíduo participante, de acordo com as vivências que cada integrante possui. Palavras-chave: História. Memória. Identidade dos sujeitos. |
Assunto: | Educação Identidade social Identidade Individualidade Personalidade Precedencia História Biografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34745 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SORAYA ROSA RODRIGUES_AE_LASEB 2019.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons