Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilmar Moura da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/833011026256404pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Sousa Andrade Diaspt_BR
dc.creatorIone Aparecida Barbosa Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T12:06:03Z-
dc.date.available2021-01-18T12:06:03Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34746-
dc.description.abstractThe following assignment is about the use of playful activities and/or mathematical games with the Fourth Grade of Elementary School, from a class that showed students with low-level math performance in a municipal public school in Belo Horizonte. The problem issue of the studyis: can mathematical games contribute to the acquisition of basic concepts in this discipline? The objective was to use those games as facilitators of the learning process and consequently the students improvement. The methodology used in the research was an interactive observation and the performance of a discussing group with students. A quantitative and qualitative analysis of the result was performed with the whole class at the investigation closing. The result showed a great advance on the students performance, although they were more discreet when compared to the rest of the class. This assignment demonstrated that mathematical games are an excellent resource when it comes in the process of learning, with significative effects also on the motivation and self confidence levels that students have developed since they were invited to participate.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do uso de atividades lúdicas e/ou jogos matemáticos junto a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma turma que apresentou alunos com baixo desempenho na disciplina Matemática em uma escola da rede pública Municipal de Belo Horizonte. Surgiu, então, a questão problema do estudo: podem os jogos matemáticos contribuir para a aquisição de conceitos básicos nessa disciplina? O objetivo foi utilizar os jogos matemáticos em pequeno grupo e com a classe inteira como facilitadores do processo de aprendizagem e a consequente melhoria do desempenho dos estudantes. A metodologia utilizada na pesquisa foi a observação participante e a realização de grupo focal com os alunos. Foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados com toda a classe no encerramento da investigação. Os resultados demonstraram avanços no desempenho dos sujeitos pesquisados, embora mais discretos quando comparados ao rendimento do restante da turma. Este trabalho demonstrou que os jogos matemáticos são um excelente recurso para o trabalho na sala de aula, com efeitos significativos também no nível da motivação e autoconfiança que os alunos obtiveram a partir do momento que foram chamados a participar como sujeitos de sua própria aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectLearning difficultpt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.subject.otherJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.titleO uso de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem em matemática: uma experiência na rede municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP - FINAL REPOSITORIO.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.