Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34767
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O ensino profissional brasileiro, sua função educacional e social: uma breve revisão |
Authors: | Isabel Cristina Adão Schiavon |
First Advisor: | Silvana Aparecida Silva dos Santos |
Abstract: | O artigo tem como foco o Ensino Profissional no Brasil buscando a compreensão de sua função tanto educacional, na formação de profissionais, quanto social, no que diz respeito a redução de desigualdade social e inserção de indivíduos na vida econômica ativa do país. O tema de pesquisa foi escolhido pela importância das frequentes reflexões sobre o Ensino Técnico, seus métodos e eficácia. Para a pesquisa foi utilizado o método de revisão bibliográfica e documental, onde, por meio de consulta às leis que regem a educação no Brasil, foi possível entender a evolução do ensino profissional e os atributos que ele carrega. A leitura de autores como Fonseca (2010), Caldas Pereira (2004), Moura (2006), entre outros, auxiliaram na teoria defendida pelo artigo. Pela pesquisa conclui-se que o ensino profissional ou técnico passou por diversas fases durante a história do Brasil, e de forma crescente vem assumindo uma função muito além da formação para o mercado de trabalho. |
Subject: | Ensino profissional -- História Ensino profissional -- Aspectos sociais Educação -- História |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34767 |
Issue Date: | 6-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia UFMG - Versão final.pdf | 352.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.