Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34767
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino profissional brasileiro, sua função educacional e social: uma breve revisão
Authors: Isabel Cristina Adão Schiavon
First Advisor: Silvana Aparecida Silva dos Santos
Abstract: O artigo tem como foco o Ensino Profissional no Brasil buscando a compreensão de sua função tanto educacional, na formação de profissionais, quanto social, no que diz respeito a redução de desigualdade social e inserção de indivíduos na vida econômica ativa do país. O tema de pesquisa foi escolhido pela importância das frequentes reflexões sobre o Ensino Técnico, seus métodos e eficácia. Para a pesquisa foi utilizado o método de revisão bibliográfica e documental, onde, por meio de consulta às leis que regem a educação no Brasil, foi possível entender a evolução do ensino profissional e os atributos que ele carrega. A leitura de autores como Fonseca (2010), Caldas Pereira (2004), Moura (2006), entre outros, auxiliaram na teoria defendida pelo artigo. Pela pesquisa conclui-se que o ensino profissional ou técnico passou por diversas fases durante a história do Brasil, e de forma crescente vem assumindo uma função muito além da formação para o mercado de trabalho.
Subject: Ensino profissional -- História
Ensino profissional -- Aspectos sociais
Educação -- História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34767
Issue Date: 6-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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