Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogério Correia da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803801411821642pt_BR
dc.contributor.referee1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.creatorRosana Mary Lopes Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T12:23:57Z-
dc.date.available2021-01-19T12:23:57Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34770-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe apresentar e discutir sobre o lugar do desenho na educação infantil. O objeto da presente pesquisa surgiu da inquietação a respeito das práticas pedagógicas em torno do desenho da criança. Porém, no decorrer das intervenções propostas, a questão avançou para a busca de outros referenciais teórico-metodológicos em razão do processo investigativo que encaminhou o estudo sobre o desenho considerando o “processo” e não só o “produto”. A observação das produções gráficas foi realizada com um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos da EMEI Professora Acidália Lott, na qual sou regente, o que possibilitou uma pesquisa participante. Paralelamente às observações busquei interpretar, criar hipóteses, ouvir e selecionar aspectos significativos para relacioná-los aos aportes teóricos com abordagens no campo da psicologia, da sociologia e da arte educação. As análises dos episódios, emergentes do processo de produção dos desenhos, desenvolvidas neste trabalho, seguem essa linha de raciocínio. Este estudo pretende contribuir para uma discussão dos professores sobre a educação do olhar e da escuta a partir dos desenhos das crianças e ampliar os referenciais de compreensão do desenho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherCrianças na artept_BR
dc.subject.otherArtes e criançaspt_BR
dc.subject.otherArte infantilpt_BR
dc.subject.otherDesenho infantilpt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherImaginaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.titleInquietações de uma professora sobre o lugar do desenho na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana Mary Lopes Soares (2).pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.