Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34770
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rogério Correia da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5803801411821642 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosvita Kolb Bernardes | pt_BR |
dc.creator | Rosana Mary Lopes Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T12:23:57Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T12:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34770 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe apresentar e discutir sobre o lugar do desenho na educação infantil. O objeto da presente pesquisa surgiu da inquietação a respeito das práticas pedagógicas em torno do desenho da criança. Porém, no decorrer das intervenções propostas, a questão avançou para a busca de outros referenciais teórico-metodológicos em razão do processo investigativo que encaminhou o estudo sobre o desenho considerando o “processo” e não só o “produto”. A observação das produções gráficas foi realizada com um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos da EMEI Professora Acidália Lott, na qual sou regente, o que possibilitou uma pesquisa participante. Paralelamente às observações busquei interpretar, criar hipóteses, ouvir e selecionar aspectos significativos para relacioná-los aos aportes teóricos com abordagens no campo da psicologia, da sociologia e da arte educação. As análises dos episódios, emergentes do processo de produção dos desenhos, desenvolvidas neste trabalho, seguem essa linha de raciocínio. Este estudo pretende contribuir para uma discussão dos professores sobre a educação do olhar e da escuta a partir dos desenhos das crianças e ampliar os referenciais de compreensão do desenho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças na arte | pt_BR |
dc.subject.other | Artes e crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Arte infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho | pt_BR |
dc.subject.other | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.other | Imaginação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Inquietações de uma professora sobre o lugar do desenho na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosana Mary Lopes Soares (2).pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.