Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34781
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A gestão do conhecimento tácito como diferencial competitivo para as organizações : um estudo em uma startup mineira.
Título(s) alternativo(s): The management of tacit knowledge as a competitive differential for organizations: a study in a mining startup.
Autor(es): Vinícius Batista Silva
primer Tutor: Mauro Araújo Câmara
primer miembro del tribunal : Cláudio Paixão Anastácio de Paula
Resumen: Diante da crescente competitividade no mundo empresarial, um dos temas que emergiu com importância na academia e no mercado foi o de Gestão do Conhecimento (GC). Muitas empresas no Brasil e no mundo já utilizam GC como componente estratégico em suas organizações. Entretanto, em sua forma mais aplicada, este movimento se concentra, ainda, nas grandes corporações. Objetivou-se nesse estudo identificar o uso de práticas de Gestão do Conhecimento para o desenvolvimento dos profissionais, do setor comercial (vendas) da empresa Alfa. Para tanto se fez necessário um levantamento bibliográfico em torno dos principais assuntos que norteiam esse tema e foram abordados os principais autores. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado e uma entrevista semi estruturada e, após coletados, foram transcritos e analisados à luz do referencial teórico, seguindo uma abordagem quantitativa e qualitativa com objetivo descritivo. A estratégia metodológica utilizada foi de estudo de caso simples, sendo feitas análises e discussões dos resultados obtidos, podendo-se observar a importância do uso de práticas de Gestão do Conhecimento no desenvolvimento dos colaboradores. As práticas utilizadas na empresa Alfa são manuais em formas de play books, treinamentos e capacitações ministradas pelos próprios funcionários, participação dos colaboradores para apresentação de melhores práticas em eventos internos e externos, reuniões diárias, apresentação e discussão de resultados, rodas de conversas com a alta diretoria, mapeamento de competências.
Abstract: Faced with the growing competitiveness in the business world, one of the themes that emerged with importance in the academies and in the market was the Knowledge Management (KM). Many companies in Brazil and worldwide already use KM as a strategic component in their organizations. However, in its most applied form, this movement is still focused on large corporations. This study aimed to identify the use of Knowledge Management practices for the development of professionals. Therefore, a bibliographic survey was necessary around the main subjects that guide this theme and the main authors were approached. Data collection was performed through a structured questionnaire and a semi-structured interview and, after collected, were transcribed and analyzed in the light of the theoretical framework, following a quantitative and qualitative approach with descriptive-exploratory objective. The methodological strategy used was a simple case study, being made analyzes and discussions of the obtained results, being able to observe the importance of the use of Knowledge Management practices in the development of the collaborators.
Asunto: Administração de pessoal
Gestão do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34781
Fecha del documento: 19-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.