Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34790
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6006524391492917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raquel Cristina Baêta Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Gislaine Linhares Sabino Batista dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T12:34:29Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T12:34:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34790 | - |
dc.description.resumo | O contexto educativo tem sido modificado devido ao fácil acesso, da maioria das crianças, ao meio cibernético. Diante esta realidade e a necessidade de se desenvolver a criatividade e escrita das crianças do 3°ano do ciclo de alfabetização, buscou-se realizar uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento de aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes de uma Escola da Rede Municipal Belo Horizonte. Para isso, o trabalho foi embasado em leituras e criação de Histórias em Quadrinhos Digitais. Aprofundando sobre o tema que contempla as Histórias em Quadrinhos – HQs Digitais, foi investigado como elas podem contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda despertar o interesse para a aprendizagem. Metodologicamente utilizou-se da pesquisa qualitativa em que a pesquisadora atuou como mediadora do processo de ensino aprendizagem na construção e aprimoramento da escrita. Para tal, utilizou-se os artefatos digitais, não como meio de distração, mas como recurso que possibilita uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e prazerosa, despertando o interesse do aprendiz. Para respaldar as analises, obteve-se como referenciais teóricos SOARES 2018, COSCARELLI, 2005 FRADE 2005, RAMA VERGUEIRO, 2018 e PESSOA 2015. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Recursos digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Histórias em quadrinhos - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | A contribuição das HQ's digitais no processo de alfabetização e letramento de crianças do 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC GISLAINE LINHARES SABINO SILVA conferido.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.