Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Cristina Baêta Barbosapt_BR
dc.creatorGislaine Linhares Sabino Batista dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T12:34:29Z-
dc.date.available2021-01-20T12:34:29Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34790-
dc.description.resumoO contexto educativo tem sido modificado devido ao fácil acesso, da maioria das crianças, ao meio cibernético. Diante esta realidade e a necessidade de se desenvolver a criatividade e escrita das crianças do 3°ano do ciclo de alfabetização, buscou-se realizar uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento de aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes de uma Escola da Rede Municipal Belo Horizonte. Para isso, o trabalho foi embasado em leituras e criação de Histórias em Quadrinhos Digitais. Aprofundando sobre o tema que contempla as Histórias em Quadrinhos – HQs Digitais, foi investigado como elas podem contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda despertar o interesse para a aprendizagem. Metodologicamente utilizou-se da pesquisa qualitativa em que a pesquisadora atuou como mediadora do processo de ensino aprendizagem na construção e aprimoramento da escrita. Para tal, utilizou-se os artefatos digitais, não como meio de distração, mas como recurso que possibilita uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e prazerosa, despertando o interesse do aprendiz. Para respaldar as analises, obteve-se como referenciais teóricos SOARES 2018, COSCARELLI, 2005 FRADE 2005, RAMA VERGUEIRO, 2018 e PESSOA 2015.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhos - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.titleA contribuição das HQ's digitais no processo de alfabetização e letramento de crianças do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC GISLAINE LINHARES SABINO SILVA conferido.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.