Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782284339269646pt_BR
dc.contributor.referee1Maria das Dores Pimentel Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula Ferreira Pedrosopt_BR
dc.contributor.referee3Rogério Luís Massensinipt_BR
dc.contributor.referee4Lorena Tavares de Paulapt_BR
dc.contributor.referee5Fabrício José Nascimentopt_BR
dc.creatorEliane Apolinário Vieira Avelarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110368966574585pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T14:47:38Z-
dc.date.available2021-01-26T14:47:38Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34857-
dc.description.abstractThis thesis reports on a study aimed at understanding and analyzing the difficulties and limitations faced by youth and adult education (YAE) students when using information and communication technologies (ICTs) in everyday activities. The research also aimed at analyzing how YAE helped those students handle ICTs as a step toward becoming autonomous citizens. The sample consisted of 15 senior middle-school students (9 females and 6 males) from project “Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 2º Segmento (PROEF 2)”, carried out by Centro Pedagógico (CP), a school of basic and professional education at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Data collection consisted of document research and semi-structured interviews, which were content analyzed. This qualitative method showed that most students had had some level of school experiences in their childhood, but they had to drop school for several reasons, including: work to support their families, and engagement in romantic relationships. The latter reason was especially important for the females. In contrast, different reasons explained their return to school, such as labor market requirements, family incentives, university environment, and expectations of graduating. Data also showed that smartphones play a central role in ensuring YAE students’ daily access to the Internet. Particularly, voice command is a useful functionality in their daily activities and access to public services is a common reason for them to use ICTs. Nevertheless, the participants depended on young people to help them on several occasions. Despite the students’ awareness, the YAE course in question focused very little on the use of ICTs. This thesis contributes in different ways to the body of knowledge on YAE and ICT: 1) it focuses on students’ daily activities outside the school, 2) it shows that the university environment (in opposition to traditional schools environment) was important for the students, 3) it provides evidence of the role of ICTs for social inclusion of YAE students, especially considering that mastering these technologies could be understand as a new form of power in our society, and 4) it emphasizes the importance of ICT to support the individual’s autonomy in the digital era. It concludes that a way to refine this essential aspect is including the teaching of ICTs in the YAE classrooms.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa apresentada nesta tese foi apreender e analisar dificuldades e limitações vivenciadas pelos sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA) em relação às tecnologias da informação e da comunicação (TICs) presentes em ações da vida cotidiana. Teve ainda a proposta de analisar de que forma a inserção na EJA e os processos formativos por ela desencadeados modificaram a forma com que eles interagem com as TICs, visando garantir-lhes autonomia enquanto cidadãos. Para o desenvolvimento da pesquisa, selecionou-se uma amostra de nove educandas e seis educandos de duas turmas concluintes do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 2º Segmento (PROEF 2) do Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, e analisados qualitativamente com base na análise de conteúdo. Constatou-se que todos os sujeitos entrevistados tiveram algum nível de contato com a escola na infância, mas a abandonaram prematuramente pelos mais diversos motivos, sendo os principais: a necessidade de trabalhar para auxiliar financeiramente a família e relacionamentos amorosos (especialmente, no caso das mulheres). Já a volta ao ambiente escolar por parte dos educandos foi incentivada por diferentes razões, tais como: a pressão do mercado de trabalho, os incentivos familiares, o ambiente universitário da EJA na UFMG e a esperança de uma nova oportunidade de estudos. Verificou-se que as TICs fazem parte do dia a dia dos entrevistados. Em especial, é importante destacar o papel central dos smartphones no acesso à internet para a realização de uma série de atividades diárias dos sujeitos entrevistados, sendo que o uso do comando de voz auxilia grande parte dos mesmos. Constatou-se que um ponto muito importante das TICs no cotidiano dos sujeitos estudados se refere ao acesso a serviços públicos por meio desta tecnologia. Contudo, observou-se uma grande dependência dos sujeitos da EJA de pessoas mais jovens para ajudá-los, em muitas ocasiões, no uso adequado dessas tecnologias. No que se relaciona ao uso das TICs, apesar do reconhecimento da importância para os entrevistados, verificou-se uma baixa articulação do curso destinado aos sujeitos respondentes. O estudo apresentado nesta tese contribui de diferentes formas para o conhecimento no que se refere aos temas abordados: (i) ressaltou-se o enfoque do cotidiano dos sujeitos da EJA e não apenas as práticas em sala de aula; (ii) constatou-se que o ambiente da EJA na universidade (em relação ao da EJA tradicional) é muito importante para os sujeitos estudados; (iii) destacou-se o papel das TICs na inserção social dos sujeitos, sendo que, para muito além de conhecimentos tecnicistas, o domínio das novas tecnologias digitais possibilita uma nova forma de imposição de poder em nossa sociedade; e (iv) realçou-se a importância das TICs para a autonomia em um mundo cada vez mais digital. Acredita-se que, uma das formas de se aprimorar esse ponto crucial, seja a inclusão das TICs no dia a dia do educando da EJA em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSujeitos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectexclusão socialpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de Adultospt_BR
dc.subject.otherEducação do adolescentept_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherAutonomia escolarpt_BR
dc.titleSujeitos da educação de jovens e adultos da UFMG e o acesso à informação no mundo digital e na prática cotidiana: desafiospt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane_Tese_Versão Final.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons