Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34859
Type: Tese
Title: Condições de saúde vocal e do trabalho dos professores brasileiros: EDUCATEL, 2015-2016
Authors: Bárbara Antunes Rezende
First Advisor: Adriane Mesquita de Medeiros
First Co-advisor: Mery Natali Silva Abreu
First Referee: Lidyane do Valle Camelo
Second Referee: Adriano Marçal Pimenta
Third Referee: Luciana Lemos de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Lúcia Vaz Masson
Abstract: Introdução: A Educação se articula a diferentes dimensões e espaços da vida e está entrelaçada às dinâmicas econômica, social, cultural e política da sociedade. Os professores são responsáveis pelo preparo do cidadão e, portanto, é reconhecida a importância que ocupam. No entanto, a precarização das condições de trabalho a que estão expostos podem influenciar a atuação profissional e explicar a presença de morbidades entre os docentes com impacto direto na saúde vocal. Objetivos: 1) Estimar a prevalência e os fatores associados à percepção de ruído intenso nas escolas da Educação Básica no Brasil. 2) Analisar a limitação no trabalho por causa da voz e a associação com características individuais e do trabalho entre os professores da Educação Básica no Brasil. Métodos: Estudo epidemiológico de corte transversal de base populacional, realizado entre outubro de 2015 a março de 2016 com 6.510 professores. Os procedimentos de amostragem utilizados visaram obter amostra probabilística do universo de professores da Educação Básica em escala nacional. A coleta dos dados aconteceu via telefone por meio de um questionário com 54 questões sobre condições do trabalho, saúde e estilo de vida. Os desfechos de interesse foram: ruído intenso no trabalho (desfecho 1) e limitação no trabalho por causa da voz (desfecho 2). Para a análise dos dados foram realizadas análises descritiva e de associação, por meio da regressão de Poisson (objetivo 1) e regressão logística ordinal (objetivo 2) a fim de se investigar a associação das variáveis respostas elegíveis com as variáveis explicativas para cada modelo elaborado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A maioria dos professores brasileiros era do sexo feminino (80,3%), com idade média de 40,3±10,6 anos, se autodeclarou branco (50,8%) e tinha filhos (66,5%). Ao analisar o ruído como desfecho de interesse verificou-se alta prevalência de percepção de ruído intenso nas escolas brasileiras (33%). Houve associação positiva ao desfecho os relatos de agitação em sala de aula (RP=3,41; IC95%=3,07-3,75); percepção de trabalhar sob alto nível de exigência (RP=1,33; IC95%=1,22-1,45); ter sofrido violência verbal pelos alunos (RP=1,21; IC95%=1,11=1,31); lecionar para diferentes modalidades de ensino (RP=1,21; IC95%=1,02-1,42) e a escola contar com número de professores atuantes superior a trinta (RP=1,28; IC95%=1,07-1,54). Os professores que relataram um ambiente agradável na escola (RP=0,81; IC95%=0,75-0,87), assim como os que atuavam na área censitária rural (RP=0,84; IC95%=0,75-0,95) perceberam menor ruído no trabalho. Para o desfecho relacionado à limitação no trabalho por problemas na voz, um terço dos professores brasileiros relatou perceber esta limitação com alguma frequência e, destes, 5% declararam que esta limitação ocorreu frequentemente. Os fatores que aumentaram a chance de maior frequência de limitação no trabalho por causa da voz foram: ser do sexo feminino (OR=1,32; IC95%=1,15-1,51); lecionar para o ensino fundamental (OR=1,35; IC95%=1,02-1,78); usar medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos (OR=1,46; IC95%=1,20-1,78); perder o sono por preocupações (OR=1,69; IC=95%=1,46-1,95); ruído elevado na escola (OR=2,09; IC95%=1,78-2,46); ambiente agitado por indisciplina dos alunos (OR=1,37; IC95%=1,15-1,63); alta exigência no trabalho (OR=1,18; IC95%=1,02-1,36); não possuir apoio social (OR= 1,19; IC95%=1,04-1,38); ter sofrido violência verbal pelos alunos (OR=1,43; IC95%=1,23-1,67). Em contrapartida a prática de atividade física regular (OR=0,86; IC95%=0,75-1,00) e o fato de ter tempo suficiente para cumprir as tarefas do trabalho (OR=0,71; IC95%=0,62-0,82) diminuiu a chance de maior frequência de limitação no trabalho por problemas vocais. A percepção que o trabalho limita a atuação docente por causa da voz foi mais frequente entre os professores das regiões Norte (OR=1,41; IC95%=1,17-1,71) e Nordeste (OR=1,46; IC95%=1,22-1,76) comparado à região Sudeste. Conclusão: Este estudo de caráter nacional avaliou o comprometimento da saúde vocal e das condições de trabalho dos professores brasileiros. Houve elevada prevalência de limitação no trabalho por problemas na voz, assim como relato de ruído intenso nas escolas. Constatou-se ainda que a localização da escola, assim como aspectos ambientais e organizacionais do trabalho estão associados à percepção de limitação no trabalho por problemas vocais e ruído intenso no contexto escolar.
Subject: Condições de Trabalho
Ruído Ocupacional
Saúde do Trabalhador
Distúrbios da voz
Professores Escolares
Inquéritos Epidemiológicos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34859
Issue Date: 6-Dec-2019
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