Cantigas de roda e seus en (cantos): vivências musicais na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Monografia de especialização

Título alternativo

Primeiro orientador

Membros da banca

Ridalvo Félix de Araújo

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre música na Educação Infantil. Fiz um recorte no tema por ser amplo demais e escolhi as cantigas de roda para definir o projeto de pesquisa. Outra escolha que delimitou o campo de investigação foi o de trabalhar com uma turma de crianças de 5 e 6 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte/Minas Gerais. A pergunta que deu início a pesquisa foi "Em que as cantigas de roda contribuem no desenvolvimento infantil". Com base na sociologia da infância e no autor William Arnold Corsaro que trata desse tema. Busquei referência para entender as interações que ocorrem na infância. A abordagem do tema foi realizada por meio de investigação qualitativa, dentro dessa modalidade de pesquisa optei em fazer uma observação participante como estratégia para investigar as contribuições que as cantigas de roda trazem para o desenvolvimento infantil. Conclui que as cantigas de roda ajudam as crianças a desenvolverem a linguagem oral/escrita e também é uma ótima atividade socializadora, pois favorece a cultura de pares, uma vez que, as crianças constroem significado para o mundo, aprendem valores e normas culturais e colaboram ativamente na produção e mudança.

Abstract

Assunto

Educação de crianças, Canções infantis, Educação musical

Palavras-chave

Cantigas de roda, Linguagem, Educação Infantil, Socialização, Cultura de pares.

Citação

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por