Cantigas de roda e seus en (cantos): vivências musicais na educação infantil
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Ridalvo Félix de Araújo
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre música na Educação Infantil. Fiz um recorte no tema por ser amplo demais e escolhi as cantigas de roda para definir o projeto de pesquisa. Outra escolha que delimitou o campo de investigação foi o de trabalhar com uma turma de crianças de 5 e 6 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte/Minas Gerais. A pergunta que deu início a pesquisa foi "Em que as cantigas de roda contribuem no desenvolvimento infantil". Com base na sociologia da infância e no autor William Arnold Corsaro que trata desse tema. Busquei referência para entender as interações que ocorrem na infância. A abordagem do tema foi realizada por meio de investigação qualitativa, dentro dessa modalidade de pesquisa optei em fazer uma observação participante como estratégia para investigar as contribuições que as cantigas de roda trazem para o desenvolvimento infantil. Conclui que as cantigas de roda ajudam as crianças a desenvolverem a linguagem oral/escrita e também é uma ótima atividade socializadora, pois favorece a cultura de pares, uma vez que, as crianças constroem significado para o mundo, aprendem valores e normas culturais e colaboram ativamente na produção e mudança.
Abstract
Assunto
Educação de crianças, Canções infantis, Educação musical
Palavras-chave
Cantigas de roda, Linguagem, Educação Infantil, Socialização, Cultura de pares.