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http://hdl.handle.net/1843/34886
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Juliana Carvalho Tavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1526778796118109 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiz Gustavo Franco Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Dayenne Godoy Pellucci Maciel | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0460981643533231 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T12:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T12:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34886 | - |
dc.description.resumo | Introdução: O ensino de ciências no Brasil é marcado por uma metodologia tradicional de ensino. Muitos são os pesquisadores que buscam metodologias inovadoras na tentativa de tornar o ensino mais significativo. A escola objeto deste estudo utiliza majoritariamente aulas tradicionais de ensino, porém incentiva que os professores tenham autonomia para a implementação de metodologias alternativas. Nesse sentido, a implementação de metodologia ativa, como o jogo didático, pode auxiliar na aprendizagem estimulando as funções executivas e a motivação dos estudantes. Objetivo: Compreender, na perspectiva das neurociências, como o uso do jogo didático contribui para a aprendizagem de Ciências para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Método: Trata-se de uma metodologia qualitativa. Participaram deste estudo, 28 estudantes do sexto ano e o respectivo professor de ciências desses estudantes, em uma Escola Municipal localizada no centro de Contagem - MG. As etapas iniciais incluíram o desenvolvimento e aplicação do jogo didático Separação de Misturas, elaborado a partir de estudos neurocientíficos e entrevistas semiestruturadas com o docente da turma. Na segunda fase do estudo, como instrumentos para a coleta de dados, os estudantes foram submetidos à uma Aplicação-teste, testes antes e após a aplicação do jogo didático, questionário de avaliação do jogo didático e por último, uma entrevista. Resultados: A partir da análise dos dados foram observados dois aspectos da cognição social proporcionados pelo jogo, a cooperação e competição. Além disso, o jogo possibilitou exercitar a atenção concentrada, ou chamada de estado de fluxo e despertou o interesse e o empenho. Quantos aos testes aplicados, não foi observada, em sua totalidade, uma diferença significativa no rendimento acadêmico alcançado em relação à aprendizagem de conteúdos entre o primeiro e o segundo testes. Quanto ao questionário de avaliação do jogo didático, os itens foram avaliados pela maioria dos estudantes (70%) positivamente em relação ao subcomponente Motivação e Experiência do usuário. Na entrevista os estudantes expressaram que o jogo didático propiciou uma ótima experiência no ambiente escolar. Considerações Finais: O jogo didático desenvolvido para os estudantes do sexto ano mostrou-se como uma ferramenta de ensino que pode promover um ambiente mais motivador ao ensino de ciências, contribuindo para a prática e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais estimulando também os principais fatores que auxiliam na aprendizagem efetiva, como a atenção, as relações interpessoais, as funções executivas e a motivação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Neurociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Neurociências | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos experimentais | pt_BR |
dc.subject.other | Motivação | pt_BR |
dc.subject.other | Função executiva | pt_BR |
dc.subject.other | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.title | Contribuições do jogo didático na aprendizagem de ciências: uma estratégia que exercita as habilidades cognitivas e sociais e promove a motivação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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