Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34886
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do jogo didático na aprendizagem de ciências: uma estratégia que exercita as habilidades cognitivas e sociais e promove a motivação
Autor(es): Dayenne Godoy Pellucci Maciel
Primeiro Orientador: Juliana Carvalho Tavares
Primeiro Coorientador: Santer Alvares de Matos
Primeiro membro da banca : Luiz Gustavo Franco Silveira
Segundo membro da banca: Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira
Resumo: Introdução: O ensino de ciências no Brasil é marcado por uma metodologia tradicional de ensino. Muitos são os pesquisadores que buscam metodologias inovadoras na tentativa de tornar o ensino mais significativo. A escola objeto deste estudo utiliza majoritariamente aulas tradicionais de ensino, porém incentiva que os professores tenham autonomia para a implementação de metodologias alternativas. Nesse sentido, a implementação de metodologia ativa, como o jogo didático, pode auxiliar na aprendizagem estimulando as funções executivas e a motivação dos estudantes. Objetivo: Compreender, na perspectiva das neurociências, como o uso do jogo didático contribui para a aprendizagem de Ciências para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Método: Trata-se de uma metodologia qualitativa. Participaram deste estudo, 28 estudantes do sexto ano e o respectivo professor de ciências desses estudantes, em uma Escola Municipal localizada no centro de Contagem - MG. As etapas iniciais incluíram o desenvolvimento e aplicação do jogo didático Separação de Misturas, elaborado a partir de estudos neurocientíficos e entrevistas semiestruturadas com o docente da turma. Na segunda fase do estudo, como instrumentos para a coleta de dados, os estudantes foram submetidos à uma Aplicação-teste, testes antes e após a aplicação do jogo didático, questionário de avaliação do jogo didático e por último, uma entrevista. Resultados: A partir da análise dos dados foram observados dois aspectos da cognição social proporcionados pelo jogo, a cooperação e competição. Além disso, o jogo possibilitou exercitar a atenção concentrada, ou chamada de estado de fluxo e despertou o interesse e o empenho. Quantos aos testes aplicados, não foi observada, em sua totalidade, uma diferença significativa no rendimento acadêmico alcançado em relação à aprendizagem de conteúdos entre o primeiro e o segundo testes. Quanto ao questionário de avaliação do jogo didático, os itens foram avaliados pela maioria dos estudantes (70%) positivamente em relação ao subcomponente Motivação e Experiência do usuário. Na entrevista os estudantes expressaram que o jogo didático propiciou uma ótima experiência no ambiente escolar. Considerações Finais: O jogo didático desenvolvido para os estudantes do sexto ano mostrou-se como uma ferramenta de ensino que pode promover um ambiente mais motivador ao ensino de ciências, contribuindo para a prática e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais estimulando também os principais fatores que auxiliam na aprendizagem efetiva, como a atenção, as relações interpessoais, as funções executivas e a motivação.
Assunto: Neurociências
Ciência
Ensino
Aprendizagem
Jogos experimentais
Motivação
Função executiva
Habilidades sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34886
Data do documento: 3-Ago-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DAYENNE MACIEL.pdf20.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.