Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34890
Type: Tese
Title: Efeitos do treinamento aeróbico e de dupla tarefa na mobilidade, marcha, equilíbrio e cognição em idosas da comunidade: um ensaio clínico controlado
Authors: Gisele de Cássia Gomes
First Advisor: Paulo Caramelli
First Co-advisor: Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela
First Referee: Paula Luciana Scalzo
Second Referee: Priscila Cristina Correa Ribeiro
Third Referee: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
metadata.dc.contributor.referee4: Leonardo Cruz de Souza
Abstract: O treinamento de uma tarefa secundária cognitiva ou motora durante a marcha, pode aumentar sua automatização, seu desempenho e o controle postural e portanto, minimizar o risco de quedas relacionadas ao aumento da variabilidade dos padrões da marcha. Entretanto, a literatura é ainda escassa no que se refere à influência do treinamento da dupla tarefa nas mudanças dos parâmetros espaço-temporais da marcha e nas funções cognitivas. O propósito do presente ensaio clínico controlado foi o de comparar os efeitos de curto e longo prazo do treinamento de marcha com dupla tarefa cognitiva/motora (grupo experimental) com do treinamento aeróbico em bicicleta ergométrica (grupo controle), na variabilidade da marcha e na função cognitiva de idosas da comunidade. As 67 participantes foram distribuídas aleatoriamente, entre os dois grupos, experimental e controle. Ambos realizaram 50 minutos de exercícios três vezes por semana por 12 semanas; totalizando 36 sessões em cada modalidade. As avaliações foram feitas no início, após 18 sessões, ao final e ainda 12 semanas após o término da intervenção. Os avaliadores foram mascarados para alocação e para as avaliações de desfechos. O desfecho primário incluiu a variabilidade da passada que foi avaliada pelo sistema GAITRite® em realização tarefa simples e dupla tarefa cognitiva ou motora em velocidade usual e rápida. As medidas de desfecho secundárias foram testes de mobilidade e de funções cognitivas globais e específicas para atenção e funções executivas. A análise estatística demonstrou que os grupos foram homogêneos com relação às variáveis sociodemográficas e clínicas e nenhuma diferença foi encontrada nas variáveis de desfecho que pudessem comprometer a avaliação. Os resultados mostraram que a velocidade e a cadência melhoraram significativamente em ambos os grupos e se mantiveram na medida de seguimento, entretanto, a variabilidade da passada não apresentou diferenças significativas em nenhum dos grupos pós- intervenção. Nas medidas secundárias de mobilidade foram encontrados melhoras significativas no pós-treinamento para as medidas do teste de Timed up and go (TUG) na velocidade usual na execução do teste em dupla tarefa cognitiva e motora em ambos os grupos e elas se mantiveram nas medidas de seguimento. No teste de caminhada de 20 metros houve melhora no grupo experimental no teste em velocidade usual e no teste com dupla tarefa cognitiva (nomeando cores). Com exceção do teste de trilhas B, os dois grupos obtiveram melhoras nos testes Addenbrooke’s Cognitive Examination – Revised (ACE-R), Códigos (WISC-III) e Bateria de Avaliação Frontal (FAB), mas, sem demonstrar efeitos de interação. Já no teste de Stroop- cores, foram encontradas diferenças significativas apenas no grupo de treinamento. Assim, concluímos que os resultados favoráveis, quando encontrados, foram presentes para o grupo experimental e controle para a maioria das variáveis, levando-nos a concluir que os ganhos quando presentes, foram decorrentes do componente aeróbico presentes em ambos os treinamentos e não ao treino cognitivo/ motor.
Abstract: Training of a secondary task during gait, whether it is cognitive or motor, may enhance automation, walking performance, and postural control and, thus, minimize the risk of falls influenced by the increased variability of gait patterns. However, the literature is still scarce regarding the influence of dual-task training on changes in gait parameters and cognitive functions. The purpose of this prospective, blinded randomized controlled trial was to compare the short- and long-term effects of gait with dual-task cognitive and motor training (experimental group) with the aerobic training (control group) at the gait stride variability and executive function of independent community-dwelling elderly women. The participants (67 elderly women) were randomly allocated into either experimental or control groups. Both experimental and control groups received 50 minutes/daily training, three times/week over 12 weeks, totaling 36 sessions. At baseline, after 18 and 36 sessions, and 12 weeks after the cessation of the interventions, researchers blinded to group allocations collected the outcome measures. Primary outcome included gait stride variability, which was assessed by the GaitRite® system, during cognitive and motor dual-tasks, at both normal and fast speeds. Secondary outcomes included mobility tests and a battery of global cognitive function, attention, and executive function tests. The analyses showed that the groups were homogeneous regarding their sociodemographic and clinical variables. The results showed that significant improvements were found for speed, cadence, and the time to perform the Timed up and go (TUG) test at usual speed and on execution of motor and cognitive dualtasks for both groups and they remained at follow-up. However, no changes in gait stride variability were observed for both groups after the interventions. Except for the Trail making test B, all cognitive function measures (Addenbrooke's Cognitive Examination- Revised (ACE-R), Codes (WISC-III), and Frontal Assessment Battery (FAB) showed significant improvements after training and these gains were observed for both groups. However, significant improvements in the 20-meter walking test at usual speed and with dual-cognitive task (naming colors) and the Stroop-colors test were found only for the experimental group. The findings demonstrated that both interventions resulted in benefits in most assessed outcomes. It is possible that these benefits were the result of the aerobic component, present in both interventions, and not to the cognitive/ motor training.
Subject: Neurociências
Idoso
Exercício físico
Marcha
Cognição
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34890
Issue Date: 26-Nov-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDFA Tese Gisele com Ficha e Parecer (1)-pdfa.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.