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Type: Dissertação
Title: Grandes empresas e startups científicas: desafios e interseções na interação para integração tecnológica
Authors: Raquel Valadares Coelho Batista
First Advisor: Raoni Barros Bagno
First Referee: Maria Cecília Pereira
Second Referee: Renata Simões Guimarães e Borges
Abstract: O contexto atual é de competição global, onde a inovação tecnológica tende a ser um importante fator de atratividade para os negócios. Assim, os mecanismos de inovação aberta têm sido utilizados para ampliar as oportunidades de acesso e difusão de tecnologias e a consequente criação de vantagens competitivas para as empresas. Nesse cenário, as práticas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) corporativas podem interagir com esforços de desenvolvimento tecnológico de terceiros ou resultar na cessão dos direitos de sua propriedade intelectual para serem explorados por outras organizações. Considerando que as startups científicas - empresas constituídas para explorar invenções tecnológicas oriundas de pesquisas científicas, são potenciais fornecedores de tecnologias para a inovação radical em empresas estabelecidas, este estudo foca na interação entre os agentes envolvidos (empresas e startups). Assim sendo, o objetivo central do trabalho, foi caracterizar a interação entre empresas estabelecidas e startups científicas em processos de integração tecnológica, sob a perspectiva de grandes corporações. Com base na literatura sobre inovação aberta, engajamento corporativo de startups e transferência de tecnologias, foi construído um modelo processual tendo sido aplicado a três contextos empresariais de interação entre pares de empresas estabelecidas e startups científicas, a fim de avaliar seu potencial para sintetizar as experiências observadas e elucidar os pontos centrais de análise das interações. Para examinar as relações objeto de estudo, a princípio foram exploradas as motivações da empresa na escolha por colaborar com startups científicas e em seguida procurou-se identificar os objetivos pertinentes à interação. Na sequência, entre um conjunto de possibilidades advindas de literatura especializada, foi definido o tipo de interação ou programa de engajamento corporativo com a startup que sustenta a relação investigada. Considerando a base tecnológica das startups científicas, optou-se por utilizar a literatura que trata sobre transferência de tecnologias para criar um framework de análise dos fatores mediadores da relação, segmentando os elementos em quatro dimensões: a) organizacional: estratégia, experiência, gestão do projeto/capacidade de liderança, instalações e equipamentos de pesquisa, capacidade técnica, questões econômicas, marketing; b) tecnológica: maturidade, seleção da tecnologia, complexidade, grau de novidade da inovação (radical/ incremental), riscos e incertezas; c) mercadológica: posição competitiva, acordo comercial, clima de investimento; d) ambiental: time-line do projeto, apoio governamental, relacionamentos (confiança, comportamento, comunicação, rede, cooperação, etc.), usabilidade da tecnologia/ treinamento. Haja vista às experiências registradas, concluiu-se que o modelo atende às proposições do estudo. O instrumento tem potencial para nortear a análise de organizações em relação às oportunidades de engajamento com grandes empresas na medida em que revela pontos centrais da interação a ser estabelecida, os quais devem ser considerados previamente à formalização de contratos. O intuito é de que as organizações que se propuserem a gerar inovações a partir de integração tecnológica possam se apoiar no modelo para planejar e organizar seus processos interação e, consequentemente, potencializar o sucesso da relação.
Abstract: The current context is that of global competition, where technological innovation tends to be a relevant factor of attractivity to companies. The open innovation mechanisms have been used to expand opportunities of access and dispersion of technologies and the subsequent creation of competitive advantages for companies. In that context, the research and development (R&D) corporate practices may interact with third parties' technological efforts or result in the waiver of intellectual property rights to be explored by other organizations. Bearing in mind that scientific startups - companies built to explore technological inventions originated from scientific research - are potential suppliers of technology for the radical innovation in long established companies, this study focuses on the interaction between the actors involved (companies and startups). The main purpose of this work was to characterize the interaction between long-established companies and scientific startups in technological integration processes, under the perspective of large corporations. Based on the literature on open innovation, corporate startup engagement, and technology transfer, a processual model was built having been applied to three company contexts of interaction between pairs of established companies and scientific startups with the purpose of assessing their potential to synthesize the experiences found and elucidate the core analysis points of those interactions. Examining the relations studied, at first, the motivations of the company were explored when choosing for collaborating with scientific startups and, then, the research tried to identify the goals which belong with the interaction. Afterwards, among a set of possibilities coming from specialized literature, the type of interaction or the corporate engagement program which sustains the relation studied was defined. Minding the technological base of scientific startups, we opted by using literature which deals with technology transfer to create a framework of analysis of the factors mediating the relation, segmenting the elements in four dimensions: a) organizational: strategy, experience, project management/leadership capacity, facilities and research equipment, technical skills, economic issues, marketing; b) technological: maturity, technological selection, complexity, level of novelty of the innovation (radical/incremental), risks and uncertainties; c) marketing: competitive positioning, trade deal, investment climate; d) environmental: project timeline, governmental support, relationships (trustworthiness, behavior, communication, network, cooperation, etc.), technology/training usability. Given the experiences registered, it was concluded that the model serves the propositions in the study. The instrument has the potential to guide the organizations’ analysis towards the opportunities for engagement with large companies, considering it reveals central points of the interaction to be established, which must be considered prior to the formalization of the contracts. The purpose is that the organizations that proposed to create innovation based on technological integration may support themselves in the model to plan and organize their interaction processes and, by consequence, potentialize the success of the relationship.
Subject: Inovação
Inovações tecnológicas
Transferência de tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34899
Issue Date: 28-Nov-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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