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http://hdl.handle.net/1843/34910
Type: | Dissertação |
Title: | Formação de múltiplas memórias hipocampo-dependentes: o aprendizado como interferência |
Authors: | Lara Monteiro Zanetti Mansk |
First Advisor: | Grace Schenatto Pereira |
First Referee: | Victor Rogrigues Santos |
Second Referee: | Antônio Jaeger |
Abstract: | Durante nosso dia-a-dia estamos expostos a diferentes estímulos que geram novas memórias, modificam lembranças antigas e interferem em novos aprendizados. Essas memórias que se referem às lembranças capazes de modelar o mundo externo são chamadas de declarativas, dentre elas, destacamos a memória de reconhecimento social (MRS), que diz respeito a capacidade de reconhecer coespecíficos, e a memória de reconhecimento de objetos (MRO), que é a capacidade de lembrar de objetos familiares. Ambas MRS e MRO são processos dependentes do hipocampo (HIP). Nosso grupo de pesquisa vem mostrando uma relação da MRS com a neurogênese adulta. Esse fenômeno também vem sendo relacionado à redução da interferência entre dois traços de memória. Baseado nisso nosso objetivo foi investigar se o aumento do número de neurônios novos no giro denteado (GD) era capaz de proteger uma memória dependente do HIP da interferência. Nós utilizamos camundongos Swiss, CD1 e C57BL/6. O teste de reconhecimento social (RS) foi utilizado para acessar a MRS e o teste de reconhecimento de objeto novo (RON), para a MRO. Como estímulos de interferência foram utilizados a mudança de caixa de um ambiente enriquecido (AE) ou caixa grande (CG) para um ambiente padrão, o teste de suspensão pela cauda (TSC) e os treinos do RS e RON. Uma única dose de memantina (25 mg/kg, i.p.) uma semana antes do treino foi utilizada como estímulo neurogênico. Nós verificamos que a mudança de alojamento não foi capaz de interferir na MRS de camundongos Swiss, CD1 e C57BL/6. A partir desse momento, optamos por fazer os seguintes experimentos em animais da linhagem C57BL/6. Nós observamos que o TSC apresentado durante diferentes horários (0h, 3h, 6h ou 12h) ao longo da consolidação da MRS não interferiu nessa memória. No caso de outra memória como estímulo interferente, o aprendizado do RON foi capaz de interferir proativamente no aprendizado da MRS, e o oposto também foi observado. Em contraste, a apresentação do aprendizado do RON após o da MRS não foi capaz de interferir na consolidação dessa memória, sendo o oposto também verificado. Surpreendentemente, não detectamos o aumento da neurogênese uma semana após a administração da memantina, nos impedindo de verificar se o aumento do número de neurônios novos seria capaz de prevenir a interferência proativa observada. Em síntese, o aprendizado de uma memória dependente do HIP é capaz de interferir na aquisição de outra memória que tem esse substrato neural em comum, sugerindo uma interação entre o processamento dessas memórias. Ademais, futuros experimentos ainda são necessários para esclarecermos a questão de se o aumento da neurogênese é capaz de proteger o traço de memória da interferência observada. |
Subject: | Fisiologia Hipocampo Memória Neurogênese |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34910 |
Issue Date: | 12-Mar-2020 |
metadata.dc.description.embargo: | 12-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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