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dc.contributor.advisor1Daniel Manzoni de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1643350252335747pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leda Quercia Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Marsílvio Gonçalves Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2João Rodrigo Santos Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Andréa Mara Macedopt_BR
dc.contributor.referee4Rosa Maria Esteves Arantespt_BR
dc.creatorPaula Seixas Mellopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7469598134242918pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T15:36:33Z-
dc.date.available2021-02-01T15:36:33Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34916-
dc.description.abstractThis work aligns with epistemological studies of science education, whose conception of learning has shifted from learning as a product (conceptual understanding) to learning as scientific processes and practices. Based on the educational goals for professional training in Immunology within Biological Sciences and Health courses, we propose taking into account elements of the epistemology of Immunology as teaching and learning tools. Thus, we devised a didactic investigative sequence that provides experience for students in two of these aspects: experimentation and abstraction. Our activity engaged students in the analysis of experimental data obtained from a typical Immunology technique, "the complement fixation assay", as a prerequisite for the inquiry-problem solving. Our aim was to determine which elements of the scientific practice of Immunology are used by students during the activity. More specifically, we wanted to understand how discourses are constructed epistemologically in the learning environment, how much they resemble those desired by scientific culture and what we need to access in order to improve the epistemic quality of these discourses. To that end, we analyzed the epistemic practices used by students during the construction of written arguments in the scientific reports produced during the investigation. Our tool for argument analysis was developed from one described by Kelly and Takao (in Epistemic levels in argument: An analysis of university oceanography students' use of evidence in writing, Science Education, 86 (3), 314-342), which allowed us to evaluate the epistemic status of students’ statements. As a result, we observed that students adhered to the genre conventions of scientific writing when constructing sentences that relate to particular experimental observations to more general theoretical assertions. However, our analysis points to students' difficulties in using evidence obtained from non-verbal inscriptions while producing the written text. This suggests a need for a greater number of active-learning activities to provide instruction for how data are tied to the text and about the relevance of the data to scientific rhetoric. In addition, we noted that in some reports the conclusions do mention a response to the research problem, suggesting that reconsidering the steps that make up the experiment is also a sophisticated epistemology that should be encouraged in scientific writing training. Our findings reinforce the importance of improving abstraction-skills within active-learning activities in Immunology science education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se alinha aos estudos epistemológicos do ensino científico, cuja concepção de aprendizagem se projeta para além do produto, ou seja, da formação conceitual e considera também os processos e as práticas científicas. Tendo em vista uma educação em Imunologia para a formação profissional dentro dos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde, nós argumentamos a favor da tomada de elementos da epistemologia da Imunologia como ferramenta de ensino e aprendizagem. Assim, nós planejamos uma sequência didática investigativa que promova oportunidades para os estudantes vivenciarem dois desses aspectos: experimentação e abstração. Nossa atividade traz a análise de dados experimentais obtidos de uma técnica típica da Imunologia, “o ensaio para a avaliação da fixação do complemento”, como pré-requisito para a resolução do problema de investigação. Nosso objetivo é verificar quais elementos da prática científica da Imunologia são apropriados pelos estudantes durante a realização da atividade. Mais especificamente, desejávamos compreender como os discursos são construídos epistemologicamente no ambiente de aprendizagem, o quanto isso se assemelha ao desejado pela cultura científica e o que precisamos acessar para melhorar a qualidade epistêmica desses discursos. Para isso, nós analisamos quais são as práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes durante a formulação de argumentos escritos nos relatórios científicos produzidos durante a execução da investigação. A nossa ferramenta de análise de argumentos foi construída a partir da descrita em Kelly e Takao (em Epistemic levels in argument: An analysis of university oceanography students' use of evidence in writing. Science Education, 86(3), 314-342) e nos permitiu avaliar o status epistêmico das afirmações dos estudantes. Como resultado, nós observamos que os estudantes aderem às convenções de gênero da escrita científica, quando constroem sentenças que relacionam as observações experimentais particulares com as asserções teóricas de maior generalidade. Entretanto, nossas análises apontam para dificuldades dos estudantes em utilizar no texto escrito as evidências obtidas das inscrições não-verbais. Isso sugere que é necessário um maior número de atividades ativas que propiciem a compreensão da forma como os dados são amarrados no texto e da relevância do uso de dados para a retórica científica. Além disso, nós observamos que em alguns relatórios as conclusões não perpassam uma resposta ao problema de investigação, sugerindo que a recuperação dos elementos motivadores da investigação também é um movimento sofisticado que deve ser motivado dentro do treinamento na escrita científica. Nossos achados reforçam a importância de se trabalhar a abstração dentro de sequências didáticas que visem uma formação para a aquisição de competências científicas dentro da Imunologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subject.otherAlergia e Imunologiapt_BR
dc.subject.otherConhecimentopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleEnsino de imunologia por investigação: estudo do caso de uma sequência didática aplicada em três versões para turmas dos cursos de biomédicas em uma universidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9032-1104pt_BR
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