Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34919
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mônica Vaz da Costa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8787175396351710 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gladston da Costa Almeida | pt_BR |
dc.creator | Robson Mendes de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T17:37:25Z | - |
dc.date.available | 2021-02-01T17:37:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34919 | - |
dc.description.abstract | The present Term Paper has the objective of describing the use of animation production finished with smartphones applications as a teaching/learning methodology of visual arts contents such as: drawing, movement representation, image/background relationship, composition, color and space. It is an experience report of the method application in classes at the end of elementary school. For theoretical basis, we did a literary revision on the theme, supported by the experience concept of John Dewey and the Triangular Approach proposed by Ana Mae Barbosa. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de fazer uma descrição da utilização da produção de animações finalizadas com o uso de aplicativos instalados no telefone celular como metodologia de ensino/aprendizagem de conteúdos de artes visuais: desenho, representação do movimento, relação figura/fundo, composição, cor e espaço. Trata-se de um relato de experiência de aplicação do método em turmas de final de segundo ciclo do ensino fundamental. Como embasamento teórico, fizemos uma revisão da literatura a respeito do tema, sendo que o mesmo se respalda no conceito de experiência de John Dewey e na abordagem triangular proposta por Ana Mae Barbosa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de conteúdos de artes visuais motivada pelo uso de técnicas de animação: utilizando o telefone celular em turmas de final do segundo ciclo do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The learning of visual arts content motivated by the study of animation techniques: using the cell phone in classes at the end of the second cycle of elementary school | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A aprendizagem de conteúdos de artes visuais motivada pelo estudo de técnicas de animação.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License