Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34926
Type: Monografia (especialização)
Title: A evolução do grafismo versus o desenho pronto e/ou estereotipado para as crianças de 4 a 5 anos
Authors: Cátia Dutra Mota Souza
First Advisor: Andréa de Paula Xavier Vilela
First Referee: Patrícia de Paula Pereira
Abstract: Neste trabalho se pretende apresentar a evolução do Grafismo Infantil com o objetivo de compreender como se dá o ensino do desenho na sala de aula na disciplina de artes visuais para crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil - EI. Para isso se fez necessário uma pesquisa teórica e prática, procurando identificar as fases de evolução do desenho e as metodologias que os autores propõem para atividades práticas, um possível conceito de desenho, as tendências pedagógicas, bem como problematizar os desenhos prontos e/ou estereotipados. Também apresenta uma reflexão sobre a prática docente no ensino de arte nesta faixa etária. Percebe-se que o trabalho pedagógico com o grafismo infantil para as crianças de 4 a 5 anos ainda é bastante ignorado por alguns docentes da disciplina de artes. A pesquisa teve como base teórica autores como Edith Derdik, Rosa Iavelberg, Méridieu Florence,Mirian Celeste Martins, Gisa Pcosque e Maria Terezinha Teles Guerra dentre outros. Este estudo também se baseia na análise dos documentos que norteiam o ensino de Arte na Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Para melhor compreender o processo pelo qual a criança passa foi considerado o desenvolvimento do grafismo na ótica de Georges - Henrique Luquet e Marthe Berson e a experiência em sala de aula que leva em conta o desenvolvimento do grafismo a partir das práticas contemporâneas na educação infantil no intuito de encorajar uma prática contemporânea abrangendo um aprendizado crítico e construtivo.
Abstract: This work aims to present the evolution of Child Graphism with the objective of understanding how design/drawing is being offered in the classroom in the discipline of visual arts for children aged 4 to 5 years in Early Childhood Education - ECE. For this, a bibliographic research of the authors who discuss the subject was necessary. It presented the phases of evolution of the design and the methodologies that the authors propose in their practical suggestions, the concept of design itself and its amplitudes, pedagogical trends, ready and/or stereotyped drawings. It also presents reflection on teaching practice in art teaching in this age group. There is a perception that the teaching of child graphism for children aged 4 to 5 years is still quite limited in the teaching practices of the arts discipline. The research was based on the works of Edith Derdik, Rosa Iavelberg, Mirian Martins, Giza Picosque and Maria TerezinhaTeles Guerra (org.), among others. Thus, this study permeates points such as: Analysis of documents that guide the teaching of Art in Early Childhood Education, the Law of Guidelines and Bases of National Education- LDBEN and the National Common Curricular Basis - BNCC, Development of graphism from the perspective of Georges-HenrithatLuquet and MartheBerson and the Classroom Experience: Development of graphism from contemporary practices in early childhood education. In order to encourage a contemporary practice covering a critical and constructive learning.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Grafite
Desenho
Educação de crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34926
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.