Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34941
Type: Monografia (especialização)
Title: Mudança cultural planejada: uma descrição do processo conduzido em uma organização do ramo de varejo
Authors: Thais Gervasio de Brito
First Advisor: Renata Simões Guimarães e Borges
First Referee: Victor Natanael Schwetter Silveira
Abstract: As mudanças corporativas estão acontecendo de forma cada vez mais rápida e necessária considerando as demandas do mercado e a busca por resultados, padronização de atividades e recursos. Nestes contextos, raramente se encontra tempo para observá-las em suas trajetórias e como se dão os seus impactos no dia a dia da empresa e, principalmente, na sua cultura. Este estudo objetiva descrever um processo de mudança cultural planejada ocorrido em uma organização do ramo de varejo além de descrever as características culturais da organização antes e depois da introdução deste processo. Ele também visa identificar os pontos críticos e os consequentes impactos de tais mudanças na organização em questão. Para isto foi realizado uma coleta de dados via estudo de caso em uma empresa de varejo onde o processo de mudança cultural e os seus resultados foram mapeados dentro do planejamento estratégico de médio prazo como uma forma de trazer um diferencial competitivo e a evolução no modelo de negócio. A descrição do processo realizado traz clareza das dificuldades práticas para realizar uma mudança cultural mas também aponta que através de estímulos acertados, baseados nas teorias existentes, é possível conseguir resultados em termos de faturamento e satisfação com a empresa e suas partes constituintes.
Abstract: Corporate changes are happening faster and are becoming even more required considering all the marketing demand and the search for results, standardization of activities and resources. In that context, it is common not to get too involved in observe their trajectory or their impacts on companies daily routine and, mainly, at the companies culture. This study aims to describe a planned cultural change process in a retail organization, as well as describe the cultural characteristics of the organization before and after the introduction of the change process, identify the critical points of the planned cultural change process, and the impacts of these changes to the organization. It was made for that a data collection as a case study in a retail company where the process of cultural change and its results were mapped within the medium-term strategic planning as a way to bring a competitive advantage and the evolution in the model of business. The description of the process carried out to bring clarity to the practical difficulties to carry out a cultural change but also points out that through correct stimuli, based on existing theories, it is possible to achieve results in terms of revenue and satisfaction with the company and its constituent parts.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34941
Issue Date: 8-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Thais Gervasio de Brito.pdf943.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons