Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34955
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dc.contributor.advisor1Leandro Fernandes Malloy-Dinizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1906784092048967pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Diogo Fajardo Nunes Hildebrandpt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Fernandes Malloy-Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Marco Aurélio Romano-Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Renato César Cardosopt_BR
dc.creatorThales Vianna Coutinhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8892087599614046pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T14:52:12Z-
dc.date.available2021-02-04T14:52:12Z-
dc.date.issued2017-09-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34955-
dc.description.abstractThe “lipstick effect” is characterized by a paradoxical increase in the desire to consume expensive beauty products during periods of economic recession. The initial propositions about the existence of the lipstick effect derive from evolutionary psychology. Recently, an experimental approach to this phenomenon has also been used. Although the initial data support the existence of the lipstick effect, investigations mainly involve psychological questionnaires. The present study aimed to verify if women exposed to economic scarcity bias their attention to beauty products. Thirty-eight women participated in this study (n = 38). They were asked to perform an antisaccade task, which first consisted of reading one of two texts: a passage related to the Brazilian economic crisis (experimental condition) or a neutral passage discussing “the moons of Mars” (control condition). The number and the time of gaze fixation on the images were recorded using eye-tracking. No differences were found between the groups (experimental and control) in terms of the number and time of fixation in the images of beauty products. However, comparing the participants according to the use of contraceptive medication, it was found that those who did not use looked at beauty products more often and for a longer time. This finding may be related to the specificity of the “lipstick effect” in women who do not use this contraceptive method since previous studies have shown that it has a role in mate choice. We argue that the use of contraceptives has reduced female impulsivity, and this is reflected in a lower number of errors during the experiment since the task of antisaccade is considered an inhibitory control measure.pt_BR
dc.description.resumoO “efeito batom” é caracterizado por uma elevação paradoxal no desejo por consumir produtos de beleza durante períodos de recessão econômica, quando outros setores do comércio apresentam queda nas vendas. As proposições iniciais sobre a existência do efeito batom derivam da Psicologia Evolucionista e, apenas recentemente, a abordagem experimental desse fenômeno tem sido utilizada. Embora os dados iniciais sustentem a existência do efeito batom, as investigações são ainda pouco elaboradas e envolvem principalmente, tarefas de avaliação psicológica. Não foram realizados, até o momento, estudos utilizando medidas como o registro da movimentação ocular durante tarefas experimentais que avaliam o efeito da recessão econômica sobre a preferência por cosméticos em mulheres. O presente estudo teve como objetivo avaliar se mulheres expostas a informações sobre escassez econômica direcionam mais a atenção aos produtos de beleza. Participaram desse estudo 38 mulheres, que realizavam uma tarefa de antissacada, cujo objetivo era olhar para o lado oposto à imagem que lhes era apresentada na tela do computador (produto cosmético, ou não-cosmético), após lerem um texto relacionado à crise econômica brasileira (condição experimental) ou um texto neutro sobre as Luas de Marte (condição controle). Foi realizado o registro do número e do tempo de fixações do olhar nas imagens, através do eye-tracking. Na amostra geral, não foram encontradas diferenças entre os grupos (experimental e controle) em termos do número e tempo de fixação nas imagens de produtos de beleza. No entanto, comparando as participantes de acordo com o uso de medicação anticoncepcional, foi verificado que aquelas que não faziam uso olhavam mais vezes e por mais tempo para os produtos de beleza. Tal achado pode estar relacionado à especificidade do “efeito batom” em mulheres que não usam este método contraceptivo, já que estudos anteriores demonstraram que ele tem um papel na seleção de parceiros. Além disso, é possível que o uso do anticoncepcional tenha diminuído a impulsividade feminina e isso se refletido em um menor número de erros durante o experimento, uma vez que a tarefa de antissacada é considerada uma medida de controle inibitório.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina Molecularpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfeito Batompt_BR
dc.subjectComportamento de Consumopt_BR
dc.subjecteye-trackingpt_BR
dc.subjectprimingpt_BR
dc.subjectControle Inibitóriopt_BR
dc.subjectPsicologia Evolucionistapt_BR
dc.subject.otherMovimentações dos Movimentos Ocularespt_BR
dc.subject.otherGeneralização do Estímulopt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherIndústria da Belezapt_BR
dc.subject.otherRecessão Econômicapt_BR
dc.titleO “Efeito Batom” no laboratório: o impacto do priming de recessão econômica no viés atencional feminino para produtos de belezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7968-0154pt_BR
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