Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34989
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação física no ensino básico: da cultura corporal à cultura digital |
Authors: | Sander Oliveira Melo |
First Advisor: | Santer Alvares de Matos |
First Referee: | Renata Amaral de Matos Rocha |
Abstract: | Este trabalho foi desenvolvido ao longo de todo o curso de especialização em tecnologias digitais e buscou refletir sobre caminhos possíveis para inserção de novos artefatos digitais e novas perspectivas de comunicação dentro do ambiente educacional. É apresentado um conjunto de cinco sequências didáticas, construídas a partir dos estudos realizados e conhecimentos adquiridos durante a presente formação. Todas as sequências se referem ao ensino da Educação Física na educação básica e buscam avançar em relação às alternativas de estruturação das aulas que vá além das práticas corporais, agregando uma diversidade de linguagens e de recursos tecnológicos possíveis dentro e fora dos muros da escola, contextualizados com seu tempo. O papel que cabe ao professor não mais é o de detentor do saber, mas daquele que propicia os avanços no processo ensino- aprendizagem por meio de uma mediação, capaz de valorizar a ampliação do diálogo e uma formação do estudante que seja mais híbrida e que o faça mais autor do processo de aprendizagem. |
Abstract: | This work was developed throughout the specialization course in digital technologies and sought to reflect on possible ways for the insertion of new digital artifacts and new perspectives of communication within the educational environment. A set of five didactic sequences is presented, constructed from the studies carried out and knowledge acquired during the present training. All sequences refer to the teaching of Physical Education in basic education and seek to advance in relation to the alternatives of structuring the classes that go beyond body practices, adding a diversity of languages and technological resources possible inside and outside the walls of the school, contextualized with its time. The role that belongs to the teacher is no longer that of holder of knowledge, but of that which provides advances in the teaching-learning process through a mediation, capable of valuing the expansion of dialogue and a student education that is more hybrid and that and make him more author of the learning process. |
Subject: | Educação Física - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34989 |
Issue Date: | 4-Jul-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Pós 3.0-convertido-convertido.pdf | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: da cultura corporal à cultura digital | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License