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dc.contributor.advisor1Cássio da Cunha Ibiapinapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801471773565555pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leandro Fernandes Malloy Dinizpt_BR
dc.contributor.referee1Eleonora Druve Tavares Fagundespt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Augusto Moreira Camargospt_BR
dc.creatorPaola Isabel Silva Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745603398709889pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-12T15:03:04Z-
dc.date.available2021-02-12T15:03:04Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34992-
dc.description.abstractContext: Much has been discussed about the use of lectures during medical education despite the extensive incorporation of teaching models not based on this technique. The Worked Example is an instructional tool in which an expert shows a detailed problem solution for a learner. We compared, in an experimental study with medical students, lectures x Worked Example for teaching chest tomography. Methods: Participants were allocated into two large groups according to the phase of medical school they were attending and were randomly assigned to two subgroups that received lecture or Worked Example. Prior to the training they had a pre-test and another after the end of this phase. Results: Analysis of variance of repeated measures (ANOVA) was used in the statistical analysis. There was a significant difference between the grades before and after training (F1; 74 = 46,008; p <0.001) and between the course phases studied (F2; 148 = 19,452; p <0.001). There was no statistically significant difference between the groups (F2; 74 = 1.401; p = 0.240). There was no significant difference in mental effort reported in the comparison between groups (F1; 69 = 0.092; p = 0.762), but students in the 4th period had a significantly higher effort score. Variables extracted from verbal fluency tests do not explain student performance in the immediate posttest. Conclusions: Worked Example, which is a technique with good applicability for students, was equally effective as lecture, a well-known technique for teaching radiology.pt_BR
dc.description.resumoContexto: muito se tem discutido acerca do uso de aulas expositivas durante a formação médica, apesar de extensiva incorporação de modelos de ensino não baseados nessa técnica. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example trata-se de uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de determinado problema para um aprendiz de forma pormenorizada. Foram comparados, em estudo experimental com estudantes de Medicina, aulas expositivas x Worked Example para ensino de tomografia de tórax. Métodos: os participantes foram alocados em dois grandes grupos de acordo com a fase do curso de Medicina que estavam cursando e foram aleatoriamente distribuídos em dois subgrupos que receberam aula expositiva ou Worked Example. Previamente ao treinamento, fez-se um pré-teste e procedeu-se a outro logo após o fim dessa fase. Resultados: análise de variância de medidas repetidas (ANOVA) foi usada na análise estatística. Houve diferença significativa entre as notas antes e após o treinamento (F1; 74 = 46,008; p<0,001) e entre as fases do curso (F2; 148 = 19,452; p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F2; 74 = 1,401; p=0,240). Não houve diferença estatisticamente significativa no esforço mental referido na comparação entre grupos (F1; 69 = 0,092; p=0,762), porém os alunos do 4º período apresentaram escore de esforço significativamente mais alto. As variáveis extraídas dos testes de fluência verbal não explicam o desempenho do aluno no pós-teste imediato. Conclusões: Worked Example, que é uma técnica com boa aplicabilidade para estudantes, mostrou-se igualmente eficaz na aula expositiva, técnica consagrada no ensino de Radiologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPE - Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTomografiapt_BR
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEscore de esforçopt_BR
dc.subjectWorked Examplept_BR
dc.subjectEsforço mentalpt_BR
dc.subject.otherAulapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherTomografiapt_BR
dc.subject.otherRadiologiapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de Medicinapt_BR
dc.titleWorked Example X Aula Expositiva no aprendizado de Radiologia de estudantes de medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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