Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35045
Type: Monografia (especialização)
Title: Aprendizagem motora e flexibilidade cognitiva: indicativos para a Educação Física Escolar
Authors: Nayara Avelar Cunha
First Advisor: Herbert Ugrinowitsch
Abstract: Aprendizagem Motora é um campo de investigação relacionado ao estudo dos mecanismos e processos subjacentes às mudanças no comportamento motor de um indivíduo como resultado da prática, bem como os fatores que influenciam essa melhoria na capacidade de solucionar problemas. É possível observar uma aproximação entre o Comportamento Motor e a Neuropsicologia, já que essa, ao desenvolver suas investigações sobre a relação entre funções executivas e o comportamento motor dos seres humanos, verificou-se interseções entre esses. Essa relação pode ser vista em estudos que se mostram que programas de Educação Física escolar contribuem tanto para melhoria dos aspectos motores quanto das funções executivas, principalmente se forem levados em consideração o conteúdo (cultura corporal do movimento) e a forma de organizar a prática. Assim, o objetivo deste trabalho foi discutir a relação entre aprendizagem de habilidades motoras e flexibilidade cognitiva e como a estruturação da prática pode contribuir para aprendizagem dessas nas aulas de educação física escolar. Foi realizada uma revisão de literatura, com busca nas bases de dados, como: PubMed, MEDLINE e Google Acadêmico, a partir dos descritores: “Aprendizagem Motora, Funções Executivas, Flexibilidade Cognitiva e Educação Física escolar.” Foram encontrados 73 artigos, dos quais foram selecionados 44 artigos, 21 em língua portuguesa e 23 em língua inglesa. Os resultados mostraram que a interação do conteúdo e a forma de organizar a prática pode favorecer o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva durante as aulas de Educação Física Escolar.
Abstract: ABSTRACT Motor Learning is a field of investigation related to the study of the mechanisms and processes underlying changes in an individual's motor behavior as a result of practice, as well as the factors that influence this improvement in the ability to solve problems. It is possible to observe an approximation between Motor Behavior and Neuropsychology, since this, when developing its investigations on the relationship between executive functions and the motor behavior of human beings, there were intersections between them. This relationship can be seen in studies that show that school Physical Education programs contribute to both the improvement of motor aspects and executive functions, especially if the content (body culture of the movement) and the way of organizing the practice are taken into account. Thus, the aim of this work was to discuss the relationship between learning motor skills and cognitive flexibility and how the structuring of practice can contribute to learning these in school physical education classes. A literature review was carried out, searching the databases, such as: PubMed, MEDLINE and Google Scholar, based on the descriptors: “Motor Learning, Executive Functions, Cognitive Flexibility and Physical Education at school.” 73 articles were found, of which 44 articles were selected, 21 in Portuguese and 23 in English. The results showed that the interaction of the content and the way of organizing the practice can favor the development of cognitive flexibility during School Physical Education classes.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Treinamento Esportivo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35045
Issue Date: 23-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Especialização em Treinamento Esportivo Repositório.pdf351.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.