Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35068
Type: Dissertação
Title: Modelo de negócio inovador com foco na produção de conteúdo: estudo de caso de um canal no Youtube
Authors: Michel Conceição de Souza
First Advisor: Eduardo Romeiro Filho
First Referee: Renata Simões Guimarães e Borges
Second Referee: Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça
Abstract: As plataformas sociais permitiram novas interações entre os usuários através da internet, uma das mais importantes inovações tecnológicas do século XXI. A partir da rede mundial de computadores, as pessoas passaram a emitir suas opiniões e estabeleceram conexões com propósito coletivo a respeito de diversos assuntos, potencializando o surgimento de novos segmentos de mercado. Partindo deste contexto, este estudo se propôs a compreender o trabalho dos criadores de conteúdo possibilitando o desenvolvimento de um negócio baseado na produção de conteúdo destinado ao YouTube. Para isso, a pesquisa foi conduzida a partir de uma metodologia híbrida com enfoque na análise de conteúdo e estudo de caso, caracterizando uma pesquisa empírica, descritiva e exploratória. Desta forma, se fez uso de elementos de várias abordagens metodológicas, tais como, coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental, assim como estudo de campo. Como instrumento desta pesquisa, o estudo de caso foi realizado com o youtuber Marco Túlio, responsável pelo canal AuthenticGames (presente entre os 10 maiores canais brasileiros com aproximadamente 11 milhões de inscritos) com objetivo de compreender sua trajetória desde o inicio da profissionalização do seu trabalho até o desenvolvimento das unidades de negócio da sua empresa. Como resultado do trabalho foram descritos os modelos de negócios da empresa AuthenticGames Canal e Produções Ltda. Desde sua fundação, foram identificados estágios distintos caracterizados por um modelo centralizador, um modelo formado por equipe e modelos de diferentes unidades de negócios. Com a dissertação espera-se que a pesquisa contribua para a reflexão sobre os novos modelos de negócios na web e a identificação de oportunidades no mercado a partir da produção de vídeos para plataforma YouTube.
Abstract: The social platforms allowed new interactions between users through the use of the internet, one of XXI century's most important technological innovations. By the use of the world wide web, people started to issue their opinions and established conections with colective purpose concerning a great variety of subjects, creating space for new market segments to emerge. From this context, this study aims to comprehend the job of the content creators making it possible to develop a business based on the production of content for YouTube. For this, the research was conducted based on a hybrid methodology with focus on the analysis of content and a case study, making it a research that is empirical, descriptive and exploratory. Thus, elements of various methodological approaches were used, such as data collect, half structured interviews, bibliographical and documental research and a field study. As a research source for the case study, there was the youtuber Marco Túlio, responsible for the channel AuthenticGames (one of the 10 biggest brazilian channels with approximately 11 millions subscribers). It was conducted aiming to comprehend his trajectory since the start of the profissionalization of his job until the development of the business units of this venture. As a result of the research, the business model of the company AuthenticGames Canal and Produções Ltda. since it's foundation were described. Also, different stages characterized by a centralizing model were identified, with it being a model formed by teams and models of different business units. With this dissertation, it is expected that the research contributes to the reflection about new business models on the internet and the identification of maket opportunities based on the production of videos for the YouTube platform.
Subject: Inovação
Negócios
YouTube (recurso eletrônico)
Redes sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35068
Issue Date: 30-Oct-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_MichelSouza_UFMG.pdf12.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons