Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35076
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dc.contributor.advisor1Eduardo Romeiro Filhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2025674118600907pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Luiza Lara de Araújo Burcharthpt_BR
dc.contributor.referee2Rosangela Miriam Lemos Oliveira Mendonçapt_BR
dc.creatorLuana Lott Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7627654790163164pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T19:08:26Z-
dc.date.available2021-02-26T19:08:26Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35076-
dc.description.abstractSince the beginning of the 2000s, Design Thinking has been gaining the attention of academics and practitioners in many areas, as it has been proposed as a promising approach to innovation. However, since this is a recent approach, there are few empirical cases about its application, especially in the context of the search for innovation by Small and Medium Enterprises (SMEs). Moreover, although it is possible to find in the literature contributions of the approach to innovative results, the concept of innovation is rarely defined in these works. The objective of the present work is to investigate the application of Design Thinking in a small company located in the state of Minas Gerais, Brazil, as well as to investigate the results of the approach in the company, two years after the application. To reach this goal, a literature review was first made with the objective of conceptualizing and understanding the concepts and innovation and Design Thinking, as well as to glean research gaps in relation to the latter. Then, an exploratory study was carried out, whose data collection took place with case study elements. This work carried out an analysis of the company's new product development process, as well as the process used to develop an innovation. Later, the present work analyzes the application of Design Thinking and its results in the company. The research carried out shows four results of the approach in the company studied: understanding the needs and desires of the users, the opportunity for the partners to consider the development of other types of innovation, the use of ideas generated during Design Thinking in new innovations, and, finally, the appropriation of some practices of the approach in innovative activities that took place after the application of the methodology. The present study contributes to a better understanding of the approach, generating empirical evidence of its application, as well as contributing to its understanding in the context of innovation in SMEs.pt_BR
dc.description.resumoO Design Thinking vem ganhando, desde o início da década de 2000, a atenção de acadêmicos e praticantes de diversas áreas, por ser proposto como uma abordagem promissora para a inovação. No entanto, por se tratar de uma abordagem recente, existem poucos casos empíricos sobre sua aplicação, especialmente no contexto da busca de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) pela inovação. Além disso, embora seja possível encontrar, na literatura, contribuições da abordagem para resultados inovadores, o conceito de inovação é raramente definido nesses trabalhos. O objetivo do presente trabalho é investigar como se deu a aplicação do Design Thinking em uma pequena empresa localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, assim como investigar os resultados da abordagem na empresa, dois anos após a aplicação. Para atingir esse objetivo, primeiramente foi feita uma revisão de literatura com o objetivo de conceituar e compreender os conceitos e inovação e Design Thinking, assim como levantar lacunas de pesquisa em relação ao último. Em seguida, foi realizado um estudo de caráter exploratório cuja coleta de dados se deu com elementos de estudo de caso. Foi feita a análise do processo de desenvolvimento de novos produtos da empresa, assim como do processo utilizado por esta para desenvolver uma inovação de oferta. Posteriormente, foram feitas análises da aplicação do Design Thinking e de seus resultados na empresa. A pesquisa realizada aponta quatro resultados da abordagem na empresa estudada: a compreensão das necessidades e desejos dos usuários, a oportunidade de os sócios da empresa considerarem o desenvolvimento de outros tipos de inovação, a utilização de ideias geradas durante o Design Thinking nas novas inovações, e, por fim, a apropriação de algumas práticas da abordagem nas atividades inovativas posteriores à aplicação. O presente estudo contribui para uma maior compreensão da abordagem, gerando evidências empíricas de sua aplicação, assim como contribui para seu entendimento no contexto da inovação em PMEs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherDesign thinking, design theorypt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleDesign thinking para a inovação: um estudo sobre os resultados da abordagem em uma pequena empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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Dissertação - Luana Lott Alves (2018).pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


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