Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35088
Type: Dissertação
Title: Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
Authors: Clemente de Ávila Silveira
First Advisor: Ulisses Pereira dos Santos
First Referee: Márcia Siqueira Rapini
Second Referee: Gislaine Aparecida da Silva
Abstract: Partindo de uma análise sobre o programa de incentivo fiscal Inovar Auto e particularidades da cadeia automotiva brasileira, o presente trabalho concentra-se na modelagem de um sistema de leitura e correção de políticas públicas, motivado pela necessidade da incorporação de mecanismos de aprendizagem na formulação dos parâmetros propostos pelo governo, para aproximar os resultados obtidos aos objetivos esperados durante a elaboração de cada política. A discussão parte da análise das disposições e efeitos do programa Inovar Auto, cuja missão é promover melhora da qualidade de veículos produzidos no Brasil a partir de tecnologias nacionais. Tal análise é feita através do delineamento do impacto do programa em uma montadora de automóveis, medido através de um questionário sobre mudanças percebidas pelos funcionários, que é utilizado como base para um sistema de aprendizagens e avaliação de parâmetros qualitativos a partir dos efeitos observados. A discussão apresentada na versão corrente da pesquisa é pautada pela avaliação de parâmetros de design de políticas públicas, contrastados com as disposições do programa Inovar Auto para mensurar as fraquezas e potencialidades inerentes de seu design. De posse de um entendimento suficiente da estratégia de geração de programas e do sistema a ser controlado, a discussão concentra-se na modelagem de um diagrama de blocos para controle e otimização das políticas que incidem sobre a cadeia automotiva, utilizando lógica proveniente da engenharia de controle em sistemas físicos para uma proposta de melhoria de um sistema político. O modelo é comparado às métricas atualmente adotadas pelo governo, revelando inconsistências entre objetivos e metas utilizadas na formulação do programa Inovar Auto, que de acordo com a análise tem maior potencial de benefício para empresas que reduzam sua capacidade de inovação, deixando empresas que tenham adotado medidas de promoção de inovação em segundo plano.
Abstract: Based on an analysis of the brazilian fiscal incentive program Inovar Auto and the particularities of the brazilian automotive chain, the present work is concentrated on the modeling of a public policies reader and corrector system, moved by the need to incorporate learning mechanisms on the government policies and parameters formulation method, to approximate final results to the results expected during the preparation phase. The discussion is based on the analysis of the Inovar Auto general provisions and effects, whose mission is to provide better vehicles to the brazilian market, developed with national technology. This analysis delimitates the program’s impact on an assembler installed nationally, measuring the program effects through a questionnaire about changes perceived by the employees, whose basis is used as parameters for an evaluation and learning system, designed based on the observed changes. The discussion presented on this current version of the research is supported by the evaluation of policy making design options, contrasted with the Inovar Auto dispositions to measure the program’s inherent strengths and weakness. With a sufficient understanding of policies generation strategies and the system to be controlled, the discussion focuses on the modeling of a block diagram, designed to provide control and optimization strategies of the brazilian automotive policies, using physics system control engineering logic to propose upgrades for a politics system. The mode is compared to the government actual metrics, revealing inconsistencies between the program objectives and goals adopted on its formulation, which reveal a major potential to benefit companies who reduce their innovation capabilities, leaving companies that adopted innovation measures on second plan.
Subject: Inovação
Setor automotivo
PERT (análise de redes)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35088
Issue Date: 10-Aug-2018
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