Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35094
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
Authors: | Sandra Maura dos Reis |
First Advisor: | Lívia Andréa Figueiró de Souza |
First Referee: | Samuel Moreira Marques |
Abstract: | Pretende-se relatar a transformação do comportamento docente de uma professora da rede pública municipal ao longo do Curso de Especialização em Tecnologias Di-gitais e Educação 3.0, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Ge-rais, destacando os impactos dos princípios da Educação 3.0 na rotina pedagógica dessa docente. Pretende-se também, com esse portfólio, mostrar como foram cons-truídas cinco sequências didáticas orientadas à aplicação de tecnologias digitais, evidenciando a capacidade que essa metodologia possui de proporcionar um apren-dizado mais eficiente e interessante para os discentes. As atividades sequenciadas aqui propostas visam ensinar, por intermédio das tecnologias digitais, as estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos, levando em conta características dos gêneros textuais e seus suportes. A experiência com o ambiente virtual de aprendi-zagem Moodle foi bastante produtiva, permitindo o compartilhamento de algumas das ferramentas experimentadas com colegas docentes e seus alunos. A reelabora-ção e a organização das sequências oportunizaram a reflexão acerca do ensino e dos processos de aprendizagem. As ponderações que serão apresentadas motivam e justificam a presente exposição, privilegiando a metodologia do relato de experiên-cia na construção de argumentos reveladores da importância de um trabalho com as sequências didáticas nas aulas de língua portuguesa para o ensino fundamental. Fundamentaram-no as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (2017) para o ensino fundamental, de GEWEHR (2016) e de SABINO (2007). |
Subject: | Educação Fundamental - Tecnologias digitais Educação Fundamental - Sequências didáticas - Material didático Língua Portuguesa - Ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35094 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
This item is licensed under a Creative Commons License