Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35095
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Viviane Campos
First Advisor: Luiza Santana Chaves
First Referee: Márcia Adriana de Souza Verona
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso visa apresentar ferramentas possíveis para a utilização de novas tecnologias no ensino de Língua Inglesa na rede pública. Utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola não é uma tarefa fácil, pois requer uma nova forma de pensar e agir do docente e discentes. Esse trabalho está organizado em sequências didáticas voltadas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e foram pensadas para a inclusão de tecnologias no ensino lidando com uma materialidade possível e comum em diversas escolas. A utilização de tecnologias no ensino de língua Inglesa na rede pública de ensino e tem a finalidade de desenvolver a autonomia dos alunos e desenvolver a habilidades na área de tecnologias, além de auxiliar o trabalho do professor em sala de aula. As sequencias didáticas abordam temas como a importância do conhecimento da Língua Inglesa que é hoje considerada língua franca e é a língua estrangeira mais falada no mundo, o estudo do alfabeto, chuncks, greetings e presente simples da Língua Inglesa e utilizam ferramentas como os programas forca.exe, Audacity além do Prezi, Powtoon, Whatsapp e o smatphone. As TDICs podem motivar os alunos a descobrir um mundo novo e também possibilita que eles mostrem seu mundo para os outros. Ignora-las no ensino é excluir os alunos do mundo ao invés de capacita-los para o futuro como também para o dia-a-dia.
Abstract: This final paper aims to present possible tools for the use of new technologies for English teaching at public schools. Using as Digital Information and Communication Technologies (TDIC) at school is not an easy task, as it requires a new way of thinking and acting from teachers and students. This paper is organized in didactic sequences aimed for students of final years of elementary school and were designed for the inclusion of technologies in teaching considering common materiality in several schools. The use of technologies in English teaching at public schools aims to improve student’s autonomy and develop skills in the area of technologies, as well as assisting the teacher in the classroom. As the didactic sequences address topics such as the importance of knowledge of the English language, that is now considered as lingua franca and is also the foreign language most widely spoken in the world, the study of the alphabet, chuncks, greetings and Simple Present tense of the English language and uses tools such as the forca .exe, Audacity in addition to Prezi, Powtoon, Whatsapp and smatphone. How TDICs can motivate students to discover a new world and also allow them to show their world to others. To ignore TDICs in teaching is to exclude students from the world and to enable them to train for the future, also for their daily activities.
Subject: Ensino Fundamental - Tecnologias digitais
Ensino Fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Língua Inglesa - Primeiro grau - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35095
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Viviane Campos VF Imp.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons