Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35122
Type: Dissertação
Title: Efeitos demográficos e educacionais no desemprego jovem das Regiões Metropolitanas do Brasil
Authors: Nathália Barbosa Souza e Silva
First Advisor: Bernardo Lanza Queiroz
First Referee: André Braz Golgher
Second Referee: Maria Carolina Tomás
Abstract: O desemprego jovem é um tema de relevância nos estudos de mercado de trabalho. Isto porque o fenômeno apresenta algumas particularidades permanentes como seus altos níveis e sua sensibilidade a períodos de recessão. Dentre as discussões dos determinantes do desemprego jovem, que passam por questões demográficas, econômicas, institucionais e estruturais, O’Higgins (2001) aponta três principais causas do desemprego para esse subgrupo populacional, sendo elas (i) variação na demanda agregada, (ii) salários relativos, representados pela sinalização dos jovens no mercado de trabalho e (iii) o tamanho relativo das coortes de jovens. Partindo desse referencial, espera-se responder a algumas questões que se tornaram o objetivo principal dessa dissertação. Como a atual tendência de redução do tamanho das coortes jovens impacta o desemprego dos jovens? Quais são os efeitos do aumento geral da escolaridade da população no desemprego? Seriam tais efeitos uniformes segundo os subgrupos educacionais? Seriam os fatores estruturais e conjunturais da economia os responsáveis pela determinação do desemprego? Para tal, essa dissertação apresenta um acompanhamento da proporção de jovens desempregados por grupos educacionais do ano de 2001 até 2015 através dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. A partir da adoção de um método de decomposição proposto por DasGupta (1994), busca-se quantificar o peso de cada um dos determinantes do desemprego jovem no diferencial temporal observado entre as proporções de desempregados por grupo educacional. Busca-se, portanto, avaliar a alteração nessa determinação frente à intensificação das transições etárias e educacionais e frente aos ciclos econômicos, tendo sempre os diferenciais regionais como guia. Os resultados mostram que desemprego jovem responde positivamente às variações provenientes da redução da participação dos jovens para todas as decomposições efetuadas. Quanto à transição educacional os resultados indicam que o desemprego jovem se comporta de forma distinta segundo os grupos de escolaridade, penalizando os mais escolarizados e beneficiando os menos escolarizados. Além disso, o componente educacional mostrou protagonismo na determinação das diferenças temporais de desempregados para as Regiões Metropolitanas do Norte e Nordeste. As variações econômicas também se destacaram na determinação do desemprego, porém com maior participação para as Grandes Regiões Sul e Sudeste.
Abstract: Youth unemployment is a relevant topic in labor market studies. This is because such phenomenon has some permanent particularities, such as its high levels, its sensitivity to recessionary periods and its characteristics of influencing the adult labor market. Among the discussions of the determinants of youth unemployment, which go through demographic, economic, institutional and structural matters, O'Higgins (2001) points out three main causes of unemployment for this population subgroup, namely: (i) variation in aggregate demand, (ii) relative wages, represented by youth signaling in the labor market and (iii) the relative size of youth cohorts. From this framework, this paper is expected to answer some questions that became the main objective of this dissertation. How does the current downward trend in youth cohort impact youth unemployment? What are the effects of the general increase in population education on unemployment, and would such effects be uniform across educational subgroups? Are the structural and economic factors of the economy responsible for determining unemployment? To this end, this dissertation presents monitoring of the proportion of unemployed young people by educational groups from 2001 to 2015 through data from the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). From the adoption of a decomposition method proposed by DasGupta (1994), it is expected to quantify the weight of each of the determinants of youth unemployment on the time differential observed among the proportions of unemployed by the educational group. Therefore, The objective is to evaluate the change in this determination through intensification of age and educational transitions and the economic cycles, always taking regional differentials as a guide. The results show that youth unemployment responds positively to the variations resulting from the reduction of youth participation for all the decompositions made. Regarding the educational transition, the results indicate that youth unemployment behaves differently according to schooling groups, penalizing the most educated and benefiting the least educated. Besides, the educational component played a leading role in determining the temporal differences of unemployed youth people in the North and Northeast Metropolitan Regions. Economic variations also influence the determination of unemployment, but with greater participation for the South and Southeast Regions.
Subject: Demografia
Desemprego
Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35122
Issue Date: 6-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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