Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35135
Type: Dissertação
Title: Modelagem geográfica e máxima entropia para contextualização e predição da localização de armazéns em regiões metropolitanas
Authors: Isabela Kopperschmidt de Oliveira
First Advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
First Co-advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Referee: José Alberto Quintanilha
Second Referee: Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense
Third Referee: Bruno Vieira Bertoncini
Abstract: O transporte urbano de cargas (TUC) têm impacto direto no cotidiano das cidades. Ele é o responsável por abastecer desde as atividades mais essenciais até as mais complexas, ademais abastece nossas residências. Entretanto, esta atividade é acompanhada de uma série de externalidades negativas como o aumento de congestionamentos, o aumento da emissão de CO2 assim como os níveis de ruído e vibrações no ambiente urbano, piorando a qualidade do meio ambiente. Dada importância dessa atividade no cotidiano das pessoas é de se esperar que a mesma esteja inserida na agenda dos gestores públicos, entretanto não é essa a realidade. O TUC possui pouca ou quase nenhuma menção nos Planos Diretores municipais, o que demonstra o desconhecimento do fenômeno e a necessidade de se investigar o fenômeno. Na forma da investigação da localização dos Armazéns Logísticos (ALs) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), esta dissertação tem como objetivo analisar como fatores utilizados no planejamento urbano podem contribuir para instalação de armazéns logísticos e assim identificar os potenciais locais em que podem ser localizados armazéns logísticos para auxiliar na introdução do transporte urbano de cargas no planejamento urbano. Para tanto este trabalho utilizou a Modelagem de Máxima Entropia (MME) para obter a representação cartográfica dos potenciais locais onde os ALs se localizam na RMBH. É uma modelagem estatística probabilística de machine learning que utiliza dos conceitos de entropia para desenvolver sua formulação matemática e construir esse modelo com base na nos pontos de localização geográfica do fenômeno e fatores que expliquem o fenômeno, representados de maneira especializada. Seus resultados, além da representação cartográfica com a probabilidade de localização dos ALs no território da RMBH, forneceram curvas responsivas para todos os fatores utilizados na modelagem, com seu efeito marginal para o fator analisado de maneira isolada e no contexto do modelo, que em conjunto com os gráficos de barras de jackknife, permitiram compreender como os fatores influenciam na localização dos ALs. Foram elaborados oito modelos distintos, para avaliar melhor as diferentes interações entre os fatores. Os modelos tinham como objetivo comprovar as seguintes hipóteses: (i) os armazéns logísticos tendem a formar aglomerações em um território metropolitano; (ii) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos ao mercado consumidores; (iii) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos aos embarcadores; (iv) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos à infraestrutura de transporte local; (v) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos à infraestrutura de transporte regional; (vi) os armazéns logísticos tendem a se localizarem nas áreas urbanas. As seis hipóteses foram comprovadas e os modelos foram validados em função de sua curva ROC (Receiver Operator Characteristic) e o valor de AUC (Area Under the Curve), sendo que todos os modelos puderam ser considerados válidos.
Abstract: Urban freight transport (UFT) has a direct impact on our daily lives. It is responsible for supplying from the most essential to the most complex activities. However, this activity comes with a series of negative externalities such as the increase of congestion, CO2 emissions, noise and vibration levels in the urban environment. Given the importance of this activity in people's daily lives, we must expect that UFT should be considered in the agenda of public managers. However, this is not the reality. The UFT has little or no mention in the Municipal Master Plans, which demonstrates the unawareness of the phenomenon, and the need to investigate it. Investigating the warehouse location in the Metropolitan Region of Belo Horizonte (BHMR), this dissertation aims to analyze how factors used in urban planning can contribute to the installation of logistics warehouses and thus identify the potential places where warehouses should be located to assist in the introduction of urban cargo transport in urban planning. For this purpose, this work used the Maximum Entropy Modeling (MEM) to obtain the cartographic representation of the potential locations where the warehouses have the potential to be located in the RMBH. It is a probabilistic statistical machine learning model that uses the concepts of entropy to develop its mathematical formulation and build this model based on the points of the geographical location of the phenomenon and factors that explain the phenomenon, represented in a specialized way. Its results, in addition to the cartographic representation with the probability of localization of warehouses in the BHMR territory, provided responsive curves for all factors used in the modeling, with their marginal effect for the factor analyzed in isolation and in the context of the model, which together with the jackknife bar graphs, it was possible to understand how the factors influence the location of the warehouses. Eight different models were developed to better assess the different interactions between the factors. The models aimed to prove the following hypotheses: (i) the logistics warehouses tend to form agglomerations in a metropolitan territory; (ii) logistics warehouses tend to be located close to the consumer market; (iii) logistics warehouses tend to be located close to shippers; (iv) logistics warehouses tend to be located close to the local transport infrastructure; (v) logistics warehouses tend to be located close to the regional transport infrastructure; (vi) logistics warehouses tend to be located in urban areas. The six hypotheses were proven, and the models were validated according to their ROC curve (Receiver Operator Characteristic) and the value of AUC (Area Under the Curve), and all models could be considered valid.
Subject: Transportes
Planejamento urbano
Armazenamento e transporte de cargas
Método de entropia máxima
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35135
Issue Date: 17-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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