Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carolina Ruosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252347574303645pt_BR
dc.contributor.referee1Camilla Ayla Oliveira dos Anjospt_BR
dc.creatorKátia Amélia de Archanjo Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0960302025393666pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T22:57:45Z-
dc.date.available2021-03-13T22:57:45Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35163-
dc.description.abstractThis work presents a specialized experience in the process of imaginative creativity with a view to the construction of knowledge in visual arts in Art-Education, from my experience as a student of the Specialization Course in Teaching of Visual Arts and Contemporary Technologies and my practice as art / educator in a public school in the municipal district, on the outskirts of Belo Horizonte, during 2019, with students between 12 and 14 years old. This experience involved artistic productions from stimuli provided by the literature of Manoel Wenceslau Leite de Barros, Brazilian poet. Earlier this year, an useful issue was raised for the irregular disposal of waste and waste at the school door. From this issue, the possibility arose of associating a literature by this poet, which he values or not, even activities related to the discipline Art. With that, you can work with the use of cognitive tools so that, through imagination, students can see this problem with another look. This process was experienced by pedagogical practices that resulted in a poem book, an exhibition of three-dimensional objects and a panel, making this project go beyond the school walls. The set of this active experience between the University and the classroom, selects the dialogue between teaching / learning and generates elements about the process and the result of the works performed by the students, which now allows to receive a critical reflection.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma experiência relacionada ao processo de capacidades imaginativas com vistas à construção do conhecimento em artes visuais na ArteEducação, a partir da minha experiência como estudante do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas e minha prática como arte/educadora em uma escola da rede pública municipal, na periferia de Belo Horizonte, durante o ano de 2019, com alunos entre 12 a 14 anos. Essa experiência envolveu produções artísticas a partir de estímulos proporcionados pela literatura de Manoel Wenceslau Leite de Barros, poeta brasileiro. No início daquele ano, foi levantada uma problemática relacionada ao descarte irregular de resíduos e rejeitos na porta da escola. A partir dessa questão, surgiu a possibilidade de associarmos a literatura desse poeta, que valoriza o inútil, às atividades relacionadas à disciplina Arte. Com isso, buscou-se trabalhar capacidades cognitivas para que, através da imaginação, os estudantes enxergassem esse problema com outro olhar. Desse processo, muitas vivências aconteceram, fazendo com que este projeto ultrapassasse os muros da escola. Para embasar essa pesquisa, contei com os conhecimentos das doutoras em Arte-Educação, Lucia Gouvêa Pimentel e Ana Mae Barbosa; do educador e filósofo Paulo Reglus Neves Freire, da escritora Vanderluce Moreira Machado Oliveira, dentre outros. O conjunto dessa experiência ativa entre Universidade e sala de aula, se pautou pelo diálogo entre ensino/aprendizagem e gerou elementos sobre o processo e o resultado das obras realizadas pelos alunos, e que agora permite receber uma reflexão crítica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectManoel de Barrospt_BR
dc.subject.otherBarros, Manoel de, 1916-pt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.titleInvencionática: a influência de Manoel de Barros na construção do conhecimento em artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeInvencionática: the influence of Manoel de Barros in the construction of knowledge in visual artspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons