Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35171
Type: Dissertação
Title: Livro didático: uma análise crítica no conteúdo de biologia molecular contido em livros de biologia utilizados no ensino médio da rede pública de Minas Gerais
Authors: Cristiane Mendes Ribeiro Simões
First Advisor: Andrea Mara Macedo
First Referee: Adlaine Vilas Boas
Second Referee: Mônica Bucciarelli Rodriguez
Abstract: Um dos grandes desafios para professores de Biologia no século XXI tem sido a abordagem do conteúdo de Biologia Molecular no ensino médio. Esse é um conteúdo, que tem evoluído bastante nas últimas décadas, desde o advento do Projeto Genoma, mas cuja simplificação para a abordagem em livros didáticos tem levado a equívocos grosseiros e inadequados, dificultando a compreensão e a aquisição dos conceitos corretos pelos estudantes. Buscando sanar esse problema, no presente trabalho, nos propusemos a realizar uma análise crítica do conteúdo de Biologia Molecular nos livros didáticos mais adotados pelos professores de Biologia no ensino médio na rede pública de ensino. Para isso, a primeira etapa de desenvolvimento deste trabalho foi realizar o levantamento junto ao PNLD (MEC) dos livros didáticos de Biologia mais adotados na rede pública. Com base no resultado dessa etapa, foram selecionados os cinco livros mais adotados na rede pública de Minas Gerais, que foram referidos ao longo deste trabalho como Livros 1a 5. A análise do Livro 1, adotado por 24% das escolas básicas públicas mineiras, revelou que este livro foi, dentre aqueles avaliados, o que apresentou maior número de erros ou equívocos, 19 no total. Na análise do Livro 2, adotado por 20% das escolas básicas públicas mineiras, foram encontrados 12 erros. Já na análise do Livro 3, adotado por 14% das escolas básicas públicas mineiras, foram encontrados 11 erros ou imprecisões. Na análise do livro 4, adotado em 13 % das escolas básicas públicas mineiras, foram encontrados dois erros graves de conceito e três imprecisões de conceito. E na análise do livro 5, adotado em 12% das escolas básicas da rede pública de Minas Gerais, foram encontrados nove erros ou imprecisões. A análise do conteúdo de Biologia Molecular em quatro edições do Livro 5 revelou que houve uma redução na quantidade de erros detectados ao longo dos anos 2005-2016, demonstrando uma preocupação crescente em se corrigir os principais erros. Para verificar a habilidade de estudantes e professores em detectar erros contidos no conteúdo de Biologia Molecular, foi aplicado um questionário estruturado a diferentes agentes da educação básica e superior, com afirmativas extraídas de parte dos livros analisados. Dessa forma, pudemos perceber que, como grande parte dos erros detectados já está muito sedimentada na comunidade escolar, até mesmo sua identificação pelos professores de biologia constituiu uma dificuldade. Com o objetivo de comparação da habilidade de percepção dos erros, questionário semelhante foi aplicado a estudantes de graduação em Ciências Biológicas da UFMG. Para observar a realização de atividades lúdicas e práticas como estratégias eficientes no estudo da Biologia Molecular no Ensino Médio, foram aplicados questionários semelhantes a estes agentes, antes e depois da realização das atividades. Dessa maneira, pudemos verificar o quão é importante a realização de atividades como essas, visto que, o resultado revelou que os estudantes melhoraram seu conhecimento acerca do conteúdo de Biologia Molecular. Como produto inovador deste trabalho,foi elaborada uma cartilha ilustrada, contendo os principais erros detectados nos três livros e suas correções para que possa servir como material didático complementar e de apoio no ensino de Biologia Molecular para o ensino médio.
Abstract: One of the major challenges for biology teachers in the 21st century has been addressing the content of molecular biology in high school. This is a content that has evolved considerably in recent decades since the advent of the Genome Project, but whose simplification to the textbook approach has led to gross and inappropriate misconceptions, making it difficult for students to understand and acquire the correct concepts. Seeking to remedy this problem, in the present work, we proposed to perform a critical analysis of the content of Molecular Biology in the textbooks most adopted by Biology teachers in high school in public schools. For this, the first stage of development of this work was to conduct a survey with PNLD (MEC) of the most adopted biology textbooks in the public network. Based on the result of this stage, the five most adopted books in the public schools of Minas Gerais were selected, which were referred to throughout this work as Books 1 to 5. The analysis of Book 1, adopted by 24% of Minas Gerais public elementary schools, revealed that this book was the one with the highest number of errors or misconceptions, 19 in total. In the analysis of Book 2, adopted by 20% of Minas Gerais public elementary schools, 12 errors were found. In the analysis of Book 3, adopted by 14% of Minas Gerais public elementary schools, 11 errors or inaccuracies were found. In the analysis of book 4, adopted in 13% of Minas Gerais public elementary schools, two serious concept errors and three concept inaccuracies were found. And in the analysis of book 5, adopted in 12% of public elementary schools in Minas Gerais, nine errors or inaccuracies were found. Analysis of the content of Molecular Biology in four editions of Book 5 revealed that there was a reduction in the number of errors detected over the years 2005-2016, demonstrating a growing concern to correct the main errors. To verify the ability of students and teachers to detect errors contained in the content of Molecular Biology, a structured questionnaire was applied to different agents of basic and higher education, with statements extracted from part of the books analyzed. Thus, we could see that, since most of the detected errors are already well established in the school community, even their identification by biology teachers constituted a difficulty. In order to compare the ability to perceive errors, a similar questionnaire was applied to undergraduate students in Biological Sciences at UFMG. In order to observe the performance of playful and practical activities as efficient strategies in the study of Molecular Biology in High School, similar questionnaires were applied to these agents, before and after the activities. Thus, we could see how important it is to perform activities such as these, as the result revealed that students improved their knowledge about the content of Molecular Biology. As an innovative product of this work, an illustrated booklet was prepared, containing the main errors detected in the three books and their corrections so that it can serve as complementary and supportive teaching material in the teaching of Molecular Biology for high school.
Subject: Ensino - Biologia
Biologia molecular
Livro de texto - análise
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35171
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_Cristiane_Simões.pdfTCM Atualizado (inclusão da ata de defesa)13.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.