Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35179
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcela Mansur Alves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802808535904211 | pt_BR |
dc.creator | Drielle Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1882688004392531 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-15T21:05:26Z | - |
dc.date.available | 2021-03-15T21:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35179 | - |
dc.description.resumo | Os programas de treino cognitivo para crianças têm recebido grande atenção no cenário científico atual. O objetivo destes programas é, sobretudo, promover ganhos no desempenho cognitivo geral. Entretanto, as pesquisas que buscam levantar evidências de eficácia dos programas ainda são recentes. A presente dissertação procurou avançar os estudos na área de treinamento cognitivo apresentando dois estudos: (a) Treinos Cognitivos com Foco na Memória de Trabalho para Crianças: Uma Revisão Integrativa; e (b) Evidências de eficácia de um programa de treino cognitivo para Memória de Trabalho em crianças escolares. No primeiro estudo, foram revisados os treinos experimentais computadorizados e disponíveis para a população (comercializados ou não) utilizados em estudos nacionais e internacionais e foi possível concluir que poucos TC’s encontrados apresentam evidências consistentes de validade e de eficácia para o público infantil. O segundo estudo teve como objetivo levantar parâmetros de dificuldade e discriminação e evidências de eficácia de um programa de treino cognitivo – Programa de Ativação da Memória de Trabalho (PRAMEMT) na promoção de ganhos cognitivos e escolares. O programa testado foi construído para a realidade brasileira e passou por análises de validade de conteúdo e inteligibilidade. O PRAMEMT possui cinco tarefas com enredos próprios, caráter adaptativo e sistema de recompensa. Para investigação das evidências de eficácia, 78 crianças (média da idade=7,87 anos; dp=1,44 anos) foram selecionadas e alocadas aleatoriamente entre grupo controle (n=37; média da idade=7,89; dp=1,50) e experimental (n=41; média da idade=7,85; dp=1,41) e participaram da intervenção por cinco sessões. O grupo controle respondeu a perguntas sobre os mesmos animais presentes no PRAMEMT, mas sem relação com a memória de trabalho. No geral, os resultados indicam parâmetros de dificuldade parcialmente adequados, na medida em que poucos participantes conseguiram progredir nas tarefas da Onça e do Boto. Em relação aos parâmetros de discriminação, as atividades do PRAMEMT parecem discriminar parcialmente os participantes. Correlações significativas e negativas entre o número de tentativas e a acurácia no nível seguinte sugerem que as crianças que treinaram mais tiveram uma pior taxa de acerto no próximo nível, indicando que o processo de aprendizagem não foi adequado. No que se refere às evidências de eficácia, foi possível observar ganhos em QI executivo (p<0,05; g=0,54) e consciência fonológica (p<0,05; g=0,52) para o grupo experimental, mas não no desempenho cognitivo geral. Os possíveis mecanismos para esses achados são discutidos, levando em conta a semelhança entre as tarefas do PRAMEMT e os testes que compõem os subtestes de QI executivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Treino cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Memória de trabalho. | pt_BR |
dc.title | Evidência de eficácia de um programa de treino cognitivo para memória de trabalho em crianças escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Drielle_Brbosa_FAFICH_CogCom.pdf | 4.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.