Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35204
Type: Dissertação
Title: Reflexão crítica sobre a qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo, a partir de seus indicadores.
Authors: Darlan Gonçalves de Oliveira
First Advisor: Flávio de Lemos Carsalade
Abstract: O presente trabalho pretende contribuir para um esforço teórico a respeito de conceitos importantes em torno da temática da qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo, para além de ideias preconcebidas e, aparentemente, amplamente aceitas entre nós. Isto porque, recentes discussões, não apenas no meio profissional e acadêmico, mas também junto à sociedade de maneira geral, apontam para uma suposta queda de qualidade neste ensino, que antes de uma reflexão adequada, encontra justificativa no aumento expressivo no número de cursos e vagas ofertados nas últimas décadas. Buscaremos, então, investigar os dados oficiais relativos a esse quadro de expansão do ensino superior, com vistas não apenas a discutir seus reflexos sobre a qualidade da formação profissional dos egressos dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, mas também de relacioná-los à adoção de um modelo político que, do nosso ponto de vista, entende a educação como uma simples mercadoria. Partimos da premissa de que o aumento exponencial no número de cursos tem ocorrido dentro de uma lógica financista e irresponsável, e que tanto os instrumentos de avaliação quanto os indicadores de qualidade do ensino superior, que teoricamente deveriam ser utilizados pelos órgãos reguladores do ensino para avaliar e aprovar a abertura de cursos, parecem ser insuficientes para garantir a qualidade do ensino superior. Este fato acabaria por facilitar a abertura desenfreada de cursos que não possuem condições (nem preocupações) de fornecer aos egressos, nem os conhecimentos mínimos necessários ao pleno exercício profissional, e menos uma formação crítica e ética para esses futuros profissionais. O entendimento do ensino (e da universidade) como agente fundamental para a promoção da emancipação política e da expansão social, ilumina todo o trabalho, de modo a analisar ainda, no contexto do crescimento da oferta de vagas e cursos, a existência de relações de poder político-econômico envolvidas neste processo de neoliberalização da educação, bem como seus impactos sobre a qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo.
Abstract: The present work intends to contribute to a theoretical effort regarding important concepts around the theme of quality in higher education in architecture and urbanism, beyond preconceived ideas and, apparently, widely accepted among us. This is because recent discussions, not only in the professional and academic environment but also in society in general, indicate a supposed drop in education quality in this area which, without proper reflection, finds justification in the expressive increase in the number of courses and vacancies offered in the last decades. We will then seek to investigate the official data related to this scenario of expansion in higher education with a view not only to discuss its reflexes on the quality of teaching of students in architecture and urbanism courses, but also to relate them to the adoption of a political model that, from our point of view, understands education as a simple commodity. We start from the premise that the exponential increase in the number of courses has occurred within a financial and irresponsible logic, and that both the assessment instruments and the higher education quality indicators, which theoretically should be used by the education regulatory entities to evaluate and approve the opening of courses, seem to be insufficient to guarantee the quality of higher education. This fact would eventually facilitate the unrestrained opening of courses that do not have the conditions (nor concerns) to provide the students with nor the minimum knowledge necessary for full professional practice nor the critical and ethical basis for these future professionals. The understanding of teaching (and the universities) as a fundamental agent for the promotion of political emancipation and social expansion illuminates all the work in order to further analyze, in the context of the growth in the offer of places and courses, the existence of political-economic power involved in this process of neoliberalization of education, as well as its impacts on the quality of higher education in architecture and urbanism.
Subject: Indicadores de qualidade do ensino superior
Avanço neoliberal na educação superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35204
Issue Date: 9-Dec-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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