Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35223
Type: Dissertação
Title: Avaliação da percepção do estudante no alcance dos objetivos de aprendizagem e métodos de orientação acadêmica em um estágio em farmácia comunitária.
Other Titles: Evaluation of student perception in achieving learning objectives and academic guidance methods in a community pharmacy internship.
Student´s perception of learning and academic tutoring methods in an internship in a community pharmacy.
Authors: Luciana Flávia de Almeida Romani
First Advisor: Marina Guimarães Lima
First Referee: Caryne Margotto Bertollo
Second Referee: Simone de Araújo Medina Mendonça
Abstract: O farmacêutico possui uma grande acessibilidade por parte da população na farmácia comunitária. Neste ambiente de atuação, o farmacêutico desenvolve atividades administrativas e clínicas, contribuindo para uma terapia medicamentosa efetiva e segura e para a melhoria da saúde pública. Para isso, os cursos de graduação em Farmácia têm um papel relevante na instrução dos mesmos, devendo se preocupar não somente com o aprendizado teórico, mas também com uma instrução efetiva para que formem profissionais competentes. Neste sentido, tornam-se relevantes estudos que avaliem a aquisição de competências após a exposição dos estudantes à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar as percepções dos graduandos sobre o alcance dos objetivos de aprendizagem e sobre os métodos de orientação acadêmica de um programa de estágio em farmácia comunitária. Como objetivo secundário, pretende-se, com este estudo, analisar os fatores associados ao alcance dos objetivos de aprendizagem percebido pelos discentes, considerando características dos alunos, do estágio e o modelo de orientação acadêmica (ensino presencial ou misto). O estágio foi realizado em uma farmácia comunitária pública ou privada, sob a supervisão de um farmacêutico e orientação acadêmica feita pelos docentes da universidade. Trata-se de um estudo observacional com métodos quantitativos e qualitativos. Foram incluídos os graduandos em Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que cursaram o estágio obrigatório em farmácia comunitária em dois momentos: primeiro semestre de 2017 e de 2019. O método de orientação acadêmica utilizado em 2017 foi misto-blended learning e em 2019 foi o ensino presencial. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com dados do estudante, do campo de estágio, itens para avaliar a percepção do graduando sobre o alcance dos objetivos de aprendizagem e métodos de orientação acadêmica, além de campos para a realização de comentários. Sessenta e três alunos (95,5%) em 2017 e 66 alunos (85,7%) em 2019 responderam espontaneamente aos questionários, totalizando 129 participantes. A maioria dos graduandos concordou ou concordou totalmente que o estágio aumentou sua compreensão do perfil atual do farmacêutico e suas responsabilidades na farmácia comunitária (97,7%); que os preparou para o cuidado ao usuário (78,3%); que realizaram análise crítica das atividades da farmácia e que têm condições de propor melhorias (90,0%). Os métodos de orientação acadêmica como discussões e análise de casos foram considerados apropriados para o processo de aprendizagem pelos alunos. Os estudantes supervisionados por farmacêuticos que realizavam serviços clínicos apresentaram 3,98 mais chances de concordar ou concordar totalmente que o estágio alcançou o objetivo de aprendizagem de prepará-los para o cuidado, em comparação com aqueles que não tinham este perfil de supervisão. Os alunos com orientação acadêmica no modelo presencial tiveram 2,81 mais chances de concordar ou concordar totalmente que o estágio alcançou o objetivo de aprendizagem de prepará-los para o cuidado, em comparação com aqueles orientados no modelo misto (blended learning). Os resultados da pesquisa podem contribuir para melhorias no programa de estágio, como qualificação dos campos de estágio e aperfeiçoamento da orientação acadêmica.
Abstract: The pharmacist has great accessibility on the part of the population in the community pharmacy. In his performance, the pharmacist develops administrative and clinical activities, contributing to an effective and safe drug therapy and to the improvement of public health. Therefore, undergraduate Pharmacy courses have a relevant role in their instruction, and they should be concerned not only with theoretical learning, but also with an effective instruction to train competent professionals. In this sense, studies that evaluate the effectiveness of learning and the preparation of students in the health area become relevant. This study aims to assess the perceptions of undergraduate students on the achievement of learning objectives and on the academic guidance methods of an internship program in community pharmacy. As a secondary goal, the study aimed to analyze the factors associated with achieving the learning objectives, noticed by the scholars, considering characteristics of the students, the internship and the academic orientation model (face-to-face or mixed-blended learning). The internship included experiential learning, carried out in a public or private community pharmacy under the supervision of a pharmacist, and academic guidance by university professors. It is an observational study with quantitative and qualitative methods. It was included undergraduates in Pharmacy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) who took the mandatory internship in community pharmacy in two moments: first semester of 2017 and 2019. The academic guidance method used in 2017 was mixed-blended learning and face-to-face teaching in 2019. Data collection was carried out through a questionnaire with information from the students, from the internship field, items to assess the perception of the student on the achievement of learning objectives and academic guidance methods, as well as fields for making comments. Sixty-three students (95.5%) in 2017 and 66 students (85.7%) in 2019 answered spontaneously to the questionnaires, totaling 129 participants. Most undergraduates either agreed or fully agreed that the internship increased their understanding of the pharmacist's current profile and their responsibilities in the community pharmacy (97.7%); prepared them for the care of the user (78.3%); performed a critical analysis of the pharmacy activities and are able to propose improvements (90%). Academic guidance methods such as discussions and case analysis were considered appropriate by the students for the learning process. Students supervised by pharmacists who performed clinical services were 3.98 times more likely to agree of fully agree that the internship achieved the learning goal of preparing them for care, compared with those who did not have this supervision profile. Students with academic guidance in the face-to-face model were 2.81 times more likely to agree of fully agree that the internship achieved the learning goal of preparing them for care, compared to those oriented in the blended learning model. The results of the research can contribute to improvements in the internship program, such as qualifying the internship fields and improving academic guidance.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35223
Issue Date: 7-Dec-2020
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