Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Sampaio Caldeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7610875290864546pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Santos Hansenpt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Miranda Filgueiraspt_BR
dc.creatorMateus Vinicios Afonso Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1250845010658007pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T14:24:39Z-
dc.date.available2021-03-18T14:24:39Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35247-
dc.description.abstractThis work analyses the political project of Brazilian intellectual Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), focusing on four books of hers: Contos infantis (1886), Histórias da nossa terra (1907), Correio da roça (1913) e A Árvore (1916). Her project, which consisted of ideas at the same time modern and traditional, had a strong pedagogical content. She was able to combine her worries on teaching of civic values, on the use of nature’s symbolical and economical potential and on the fight for education and work for women. This research explores the network of intellectual sociability stablished by Júlia Lopes de Almeida, so that she could reassure her work would reach all the individuals she believed need to be reached. For this, understanding the role of cultural mediation by intellectuals was fundamental. This work also aimed to understand how academic research on Júlia Lopes de Almeida, especially the ones worried about “recovering” her work, contributed to build a certain memory about her that imprisons her complexities within the “chains of time”.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o projeto político da intelectual brasileira Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) a partir, principalmente, de quatro de seus livros: Contos infantis (1886), Histórias da nossa terra (1907), Correio da roça (1913) e A Árvore (1916). O projeto, constituído de ideias ao mesmo tempo modernas e tradicionais, tinha um forte teor pedagógico e articulava preocupações com o ensino de valores cívicos, com a exploração das potencialidades simbólicas e materiais da natureza e com a luta pela educação e trabalho femininos. Entendendo a escritora a partir da categoria de intelectual mediadora, a pesquisa explora as redes de sociabilidade intelectual constituídas por ela, para assegurar que sua produção chegasse aos sujeitos que pretendia alcançar. Também foi objetivo dessa pesquisa compreender como a bibliografia a respeito de Júlia Lopes de Almeida, principalmente a que se preocupa com o resgate de sua obra, contribui para a construção de uma memória sobre a escritora que encerra suas complexidades às “amarras de seu tempo”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJúlia Lopes de Almeidapt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectIntelectuais mediadorespt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComo a poesia das laranjeiras : o projeto político e pedagógico da intelectual Júlia Lopes de Almeidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROCHA, M. Como a poesia das laranjeiras.pdfROCHA, Mateus Vinicios Afonso. Como a poesia das laranjeiras: o projeto político e pedagógico da intelectual Júlia Lopes de Almeida2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons