Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35302
Type: Tese
Title: Novos neurônios em diferentes memórias: modulação da neurogênese adulta e seus efeitos mnemônicos
Other Titles: Nuevos neuronas en diferentes memorias: modulación de la neurogenesis adulta e sus efectos mnemonicos
Authors: Laura Fernanda Jaimes Alvarado
First Advisor: Grace Schenatto Pereira Moraes
First Co-advisor: Victor Rodrigues Santos
First Referee: Jorge Alberto Quillfeldt
Second Referee: Alline Cristina de Campos
Third Referee: Alexander Birbrair
metadata.dc.contributor.referee4: Daniele Cristina de Aguiar
Abstract: A neurogênese adulta compreende o nascimento, amadurecimento e a integração de novos neurônios no cérebro. No hipocampo, a manipulação desse processo interfere na duração de memórias. Entretanto, os mecanismos subjacentes a esses efeitos ainda precisam ser desvendados. No presente estudo, utilizamos diferentes abordagens para testar a hipótese geral de que o mecanismo pelo qual modificamos a neurogênese é determinante para o efeito promnésico em memórias emocionais. Testes de reconhecimento social foram utilizados como paradigmas para acessar memórias emocionais não-associativas e não-aversivas. O uso de condicionamento clássico ao contexto, ao som e ao cheiro investigou memórias emocionais associativas e aversivas. Enriquecimento ambiental (EE), memantina (MEM) e andrografolide (AND) foram escolhidos como ferramentas para aumentar os níveis de neurogênese. Como indicadores de seus mecanismos, avaliamos seus efeitos na região do giro denteado do hipocampo (HIP) e/ou na camada granular do bulbo olfatório (BO) no (1) número de células progenitoras (em camundongos transgênicos Nestina-GFP), no (2) número de novos neurônios (BrdU e/ou DCX), na (3) taxa de sobrevivência de novos neurônios e na (4) energia do sinal no HIP, por meio da implantação de eletrodos profundo e análise eletrofisiológica. Em conjunto, nossos resultados sugerem que o aumento da neurogênese promove a persistência de memória de medo e da memória social, mas seus efeitos são dependentes de variáveis como linhagem e a modalidade sensorial do estímulo condicionado. Dos substratos neurais avaliados, o hipocampo dorsal foi o principal alvo da neurogênese. O EE foi o método que teve o efeito promnésico mais amplo, independendo do conteúdo da memória. Em conclusão, esta tese propõe que a MEM e o AND são ferramentas adequadas para alterar a produção de novos neurônios, com uma alta resolução temporal e alvos menos esparsos, o que é ideal em estudos que busquem por relações de causa-efeito entre neurogênese e memória. Entretanto, sob uma perspectiva translacional, mudanças sutis no ambiente e no dia-a-dia das pessoas que impactem na sua cognição são mais promissoras, e é nesse cenário que o presente estudo contribui, ao demonstrar a robustez dos efeitos do EE sobre a persistência de memórias.
Abstract: Adult neurogenesis encompasses the born, maturation and integration of new neurons in the brain. In the hippocampus, the manipulation of this process interferes with the duration of memories. However, the mechanisms underlying these effects have yet to be unraveled. In the present study, we use different approaches to test the general hypothesis that the mechanism by which we modify neurogenesis is pivotal for its promnesic effect on emotional memories. Social recognition tests were used as paradigm to access non-associative and non-aversive emotional memories. The use of classical conditioning to context, sound and smell investigated associative and aversive emotional memories. Environmental enrichment (EE), memantine (MEM) and andrografolide (AND) were chosen as tools to increase levels of neurogenesis. As mechanisms we measured (1) the number of progenitor cells (in transgenic mice Nestina-GFP), (2) the number of newborn neurons (BrdU and / or DCX), the (3) survival of newborn neurons and (4) the signal energy in the hippocampus, through the implantation of deep electrodes and electrophysiological analysis. Altogether, our results suggest that increasing neurogenesis promotes the persistence of fear and social memories, though its effects are dependent on variables such as mice strain and the sensory modality of the conditioned stimulus. Of the neural substrates evaluated, the dorsal hippocampus was the main target of neurogenesis. The EE was the method that had the wider promnesic effect, regardless of the content of the memory. In conclusion, this thesis proposes that MEM and AND are adequate tools to alter the production of newborn neurons with a high temporal resolution and less sparse targets, which is ideal in studies of cause-effect relationships between neurogenesis and memory. However, from a translational perspective, subtle changes in the environment and in the daily lives of people that may impact their cognition are more promising, and it is in this scenario that this study contributes, by demonstrating the robustness of the effects of EE on the persistence of memories
Subject: Neurogênese
Memória
Memória coletiva
Memantina
Hipocampo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35302
Issue Date: 17-Dec-2020
metadata.dc.description.embargo: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tesis final subida no sistema.pdf7.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons