Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35309
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rafael Alves Ferreira Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142378164178764pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorSérgio José Bones teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T19:17:51Z-
dc.date.available2021-03-19T19:17:51Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35309-
dc.description.abstractThis work was developed seeking to combine the Digital Technologies of Information and Communication with the pedagogical content of disciplines. Through Didactic Sequences, several themes were addressed, subjects that attend both the Elementary School and the Education of Youth and Adults. The course conclusion work (TCC) aimed to present a set of five Didactic Sequences elaborated along the specialization course in “Digital Technologies and Education 3.0” offered by the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais (CP/UFMG). The Didactic Sequences cover subjects such as: Medicinal plants, traditional knowledge and biopiracy, scarcity of water on Earth, ethics and citizenship, Vaccine Uprising and fake news and the Chibata Uprising. Various technological resources were also used - production of on-line comic stories, video production, use of Learning Objects and social networks - in order to explore various possibilities of Education 3.0. Education that is not limited to the exchange of traditional tools for technological tools, but a new concept of teaching, where the teacher/educator starts to have the role of mediator of knowledge always in line with the constant changes of contemporary society and its new technologies.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido buscando aliar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao fazer pedagógico do professor. Por meio das Sequências Didáticas elaboradas diversos temas foram abordados, assuntos estes que atendem tanto o Ensino Fundamental como a Educação de Jovens e Adultos. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo apresentar um conjunto de cinco Sequências Didáticas elaboradas ao longo do Curso Especialização em “Tecnologias Digitais e Educação 3.0” oferecida pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG). As Sequências Didáticas abordam assuntos como: plantas medicinais, conhecimento tradicional e a biopirataria, escassez da água na Terra, ética e cidadania, Revolta da Vacina e as fake news e a Revolta da Chibata. Foram usados também diversos recursos tecnológicos tais como: produção de histórias em quadrinho on-line, produção de vídeos, uso de Objetos de Aprendizagem e das redes sociais. De forma a explorar várias possibilidades de uma Educação 3.0. Educação esta que não se limita a troca de ferramentas tradicionais por ferramentas tecnológicas e sim uma nova concepção de ensinar, onde o professor/educador passa a ter a função de mediador do conhecimento sempre em consonância com as constantes mudanças da sociedade contemporânea e suas novas tecnologias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titleConstrução de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais como estratégia didática.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA.pdf678.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons