Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35309
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Construção de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais como estratégia didática. |
Autor(es): | Sérgio José Bones teixeira |
Primeiro Orientador: | Rafael Alves Ferreira Almeida |
Primeiro membro da banca : | Ana Cristina Ribeiro Vaz |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido buscando aliar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao fazer pedagógico do professor. Por meio das Sequências Didáticas elaboradas diversos temas foram abordados, assuntos estes que atendem tanto o Ensino Fundamental como a Educação de Jovens e Adultos. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo apresentar um conjunto de cinco Sequências Didáticas elaboradas ao longo do Curso Especialização em “Tecnologias Digitais e Educação 3.0” oferecida pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG). As Sequências Didáticas abordam assuntos como: plantas medicinais, conhecimento tradicional e a biopirataria, escassez da água na Terra, ética e cidadania, Revolta da Vacina e as fake news e a Revolta da Chibata. Foram usados também diversos recursos tecnológicos tais como: produção de histórias em quadrinho on-line, produção de vídeos, uso de Objetos de Aprendizagem e das redes sociais. De forma a explorar várias possibilidades de uma Educação 3.0. Educação esta que não se limita a troca de ferramentas tradicionais por ferramentas tecnológicas e sim uma nova concepção de ensinar, onde o professor/educador passa a ter a função de mediador do conhecimento sempre em consonância com as constantes mudanças da sociedade contemporânea e suas novas tecnologias. |
Abstract: | This work was developed seeking to combine the Digital Technologies of Information and Communication with the pedagogical content of disciplines. Through Didactic Sequences, several themes were addressed, subjects that attend both the Elementary School and the Education of Youth and Adults. The course conclusion work (TCC) aimed to present a set of five Didactic Sequences elaborated along the specialization course in “Digital Technologies and Education 3.0” offered by the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais (CP/UFMG). The Didactic Sequences cover subjects such as: Medicinal plants, traditional knowledge and biopiracy, scarcity of water on Earth, ethics and citizenship, Vaccine Uprising and fake news and the Chibata Uprising. Various technological resources were also used - production of on-line comic stories, video production, use of Learning Objects and social networks - in order to explore various possibilities of Education 3.0. Education that is not limited to the exchange of traditional tools for technological tools, but a new concept of teaching, where the teacher/educator starts to have the role of mediator of knowledge always in line with the constant changes of contemporary society and its new technologies. |
Assunto: | Material didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35309 |
Data do documento: | 4-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA.pdf | 678.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons