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dc.contributor.advisor1Heloisa Faria Braga Feichaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526675559028850pt_BR
dc.contributor.referee1Jussara Rodrigues Fernanadinopt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Macedo Rodrigguespt_BR
dc.creatorJoão Carlos da Cruz Carreñopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7248302761797043pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T13:51:20Z-
dc.date.available2021-03-22T13:51:20Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35322-
dc.description.abstractThis master's research has as its theme the creative processes in higher education in music and the application of Musical Futures - a British musical education initiative - in a group of Students in the Music Degree course at the Federal University of Minas Gerais. To this end, a series of activities were adapted and applied to a group of ten undergraduate students, with the aim of expanding their skills in collective practices such as improvisation, arrangements and composition. Qualitative, this research aims to evaluate these adaptations through notes from the specific literature on two key concepts: collaborative creative learning and legitimate peripheral participation, as well as observing the listening and leadership aspects within these actions. Through data collection mechanisms such as: participant observation, the focus group and the application of a research questionnaire, it was possible to collect and analyze data as well as the emergence of new questions on the topic. The students involved in the study indicated a high degree of approval and showed improvements in their musical skills during the semester.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como tema os processos criativos no ensino superior de música e a aplicação do Musical Futures – iniciativa britânica de ensino musical – em uma turma de Alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tal, uma série de atividades foram adaptadas e aplicadas em uma turma de dez estudantes de graduação, com o objetivo de ampliar suas habilidades em práticas coletivas como improvisação, arranjos e composição. De caráter qualitativo, esta pesquisa visa avaliar estas adaptações através de apontamentos da literatura específica sobre dois conceitos chaves: a aprendizagem criativa colaborativa e a participação periférica legitimada, assim como observar os aspectos de escuta e liderança dentro destes fazeres. Através de mecanismos de coletas de dados tais quais: a observação participante, o grupo focal e a aplicação de questionário de pesquisa, foram possíveis o levantamento e análise de dados assim como o surgimento de novas questões acerca do tema. Os alunos envolvidos no estudo indicaram um grau de aprovação alto e denotaram melhorias de suas habilidades musicais durante o semestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino criativo-colaborativopt_BR
dc.subjectParticipação periférica legitimadapt_BR
dc.subject.otherMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherEnsino criativopt_BR
dc.titleExplorações criativo-colaborativas em uma turma de licenciatura em educação musical: aproximações com o Musical Futurespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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